13/01/13

Liga Zon Sagres: S.L. Benfica 2 vs F.C. do Porto 2 - Empate soube a pouco a Dragões com muita personalidade...

«O Benfica também teve mérito»

«Loucura inicial só dá empate

Vítor Pereira estreou o russo Marat Izmaylov, num jogo que mantém as duas equipas à mesma distância na Liga.

O clássico entre Benfica e FC Porto terminou este domingo empatado a dois golos, em jogo da 14ª jornada da Liga de futebol.

Mangala, Matic, Jackson Martinez e Gaitán foram os autores dos golos de um jogo que começou num ritmo fulminante. Este é o terceiro ano consecutivo dos encarnados sem conseguirem vencer o FC Porto na Luz, mas, ainda assim, o melhor resultado depois das duas últimas derrotas.

Numa primeira parte de loucos, como há muito não se via em clássicos. Os golos apareceram em catadupa e estava dado o mote para um jogo aberto e com emoção.
O FC Porto apresentou-se na Luz bem posicionado, com Moutinho a pressionar alto e a não deixar o Benfica construir jogo a partir do seu meio campo. A equipa de Jorge Jesus viu-se obrigada a, sendo assim, lançar bolas altas na tentativa de chegarem a Cardozo.

O golo dos portistas surgiu na primeira vez que chegaram à baliza, aos oito minutos. João Moutinho bateu o livre tenso para a grande área onde Mangala, na cara do guarda-redes, empurrou para dentro das redes. Na resposta, o Benfica tinha Matic. Boa combinação dentro da grande área portista entre Cardozo e Jardel, com o brasileiro a servir Matic à entrada da área. O médio sérvio, o melhor elemento dos encarnados no jogo, puxou do pé e à meia volta meteu na gaveta, fazendo tremer a Luz.

Com o jogo aberto, qualquer uma das equipas poderia desfazer o nulo. Coube a Jackson, depois de uma saída muito infeliz de Artur, voltar a colocar o FC Porto na frente. O guarda-redes do Benfica saiu com a bola nos pés, o colombiano pressionou, roubou-a e nem Gaitán na baliza salvou o golo.

Esta parecia não ser uma noite grande para os guarda-redes, já que Helton na jogada seguinte, não segurou um cruzamento da direita, a bola chegou aos pés de Cardozo, que deu para o Gaitán fazer o empate, num tiro da grande área.

Depois da ‘catadupa’ de golos, o jogo acalmou, e foi com um empate que se partiu para o intervalo.

Na segunda parte, o Benfica apresentou-se mais partido, enquanto o FC Porto mantinha a pressão alta sobre os seus adversários. Tanto Jesus como Vítor Pereira operaram substituições a meio campo, com o treinador do Benfica a tirar Enzo Pérez e Lima (que acabou por se evaporar do jogo) e a meter Carlos Martins e Aimar. Já o treinador do FC Porto estreou Izmaylov, que entrou para o lugar de Defour.

Apesar de ter o controlo do encontro, foi o Benfica a criar as melhores ocasiões de golo, primeiro com Gaitán (que saiu entretanto para a entrada de Ola John) a isolar Cardozo. Sozinho na cara de Helton, permitiu a defesa com a ponta dos dedos e a bola a ir ao poste. Já perto do fim, seria o paraguaio a cruzar para o ‘mergulho’ de Aimar, que atirou para fora.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2013/01/13/loucura_inicial_s_d_empate.html#content-image

«"CLÁSSICO" ELECTRIZANTE DEU EMPATE

O FC Porto empatou (2-2), este domingo, no terreno do Benfica, em jogo da 14.ª jornada da Liga. O encontro teve uma primeira parte frenética, com quatro golos em 17 minutos e os Dragões por duas vezes em vantagem. Numa partida que controlaram na maior parte do tempo, os azuis e brancos viram a equipa de arbitragem errar nos foras-de-jogo e perdoar duas expulsões aos lisboetas.

A formação portista entrou no terreno com uma atitude personalizada, com as suas linhas subidas e trocando a bola em passe curto no meio-campo adversário. Lamentavelmente, a primeira equipa a dar nas vistas pela negativa foi a da arbitragem: nos primeiros quatro minutos, “arrancou” foras-de-jogo inexistentes a Defour (que ficaria isolado) e Alex Sandro. Porém, o primeiro golo, aos oito minutos, foi portista: livre de João Moutinho na esquerda e cabeceamento vitorioso de Mangala.

A resposta do Benfica foi imediata, num lance que nasce num pontapé de canto e termina num remate acrobático de Matic. Sereno, o FC Porto não alterou as linhas-mestras do seu jogo e chegou ao 1-2 por intermédio de Jackson Martínez, aos 15 minutos, aproveitando um erro de Artur, que perdeu a bola quando era o último homem da equipa da casa. A pressão constante sobre o guarda-redes do Benfica aquando da posse de bola tornou-se assim uma estratégia bem-sucedida.

Os lisboetas voltaram a ser felizes pelo facto de conseguirem igualar apenas dois minutos depois. Gaitán foi o autor do tento e, desta forma, o Benfica marcou nas duas únicas situações da primeira parte em que chegou com real perigo à área portista. O FC Porto criou um maior número de lances de perigo ao longo dos primeiros 45 minutos, nunca perdendo o controlo da partida. Antes do intervalo, destaque para um novo erro do árbitro assistente, aos 35, impedido Varela de se isolar.

O segundo tempo foi bastante mais táctico e menos empolgante. Os azuis e brancos não tiveram, naturalmente, a mesma disponibilidade física e o Benfica teve mesmo uma boa oportunidade para marcar, por intermédio de Cardozo, aos 77 minutos, mas aí brilhou Helton. Dois minutos depois, Matic conseguiu escapar ao segundo amarelo, depois de uma falta sobre Otamendi, que partia para um ataque prometedor. Maxi viu finalmente o cartão amarelo aos 85, após sucessivas faltas duras. O golpe de karaté sobre Moutinho era, porém, merecedor de cartão vermelho.

Os jogadores e adeptos portistas ficam certamente com a consciência de que a sua equipa apresentou mais qualidade de jogo. E já lá vai quase um ano desde a última derrota na Liga (ocorreu a 29 de Janeiro de 2012, no terreno do Gil Vicente). A luta pelo título prossegue no sábado (20h15), com a recepção ao FC Paços de Ferreira.

FICHA DE JOGO

Benfica-FC Porto, 2-2
Liga portuguesa, 14.ª jornada
13 de Janeiro de 2013
Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: João Ferreira (Setúbal)
Assistentes: António Godinho e Luís Ramos
Quarto árbitro: Marco Ferreira

BENFICA: Artur; Maxi (cap.), Jardel, Garay e Melgarejo; Salvio, Matic, Enzo Pérez e Gaitán; Lima e Cardozo
Substituições: Enzo Pérez por Carlos Martins (57m), Lima por Aimar (68m) e Gaitán por Ola John (87m)
Não utilizados: Paulo Lopes, Roderick, Bruno César e Kardec
Treinador: Jorge Jesus

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); Defour, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Defour por Izmaylov (75m), Varela por Abdoulaye (87m) e Lucho por Castro (90m+2)
Não utilizados: Fabiano, Kelvin, Sebá e Tozé
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 2-2
Marcadores: Mangala (8m), Matic (10m), Jackson Martínez (15m) e Gaitán (17m)
Cartões amarelos: Enzo Pérez (47m), Matic (62m), João Moutinho (81m) e Maxi (85m)
Cartões vermelhos: nada a assinalar» in 
http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futslbfcpcro_130113_73183.asp



2013.01.13 (20h15) - Benfica 2-2 FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover