25/01/13

Ciência - Um estudo desenvolvido por investigadores japoneses, indica que uma explosão de raios gama, que pode ter sido provocada pela colisão de dois buracos negros, originou misteriosos raios cósmicos que atingiram a Terra no final do século VIII!




«Terra foi alvo de intensa radiação de raios gama no século VIII

Um estudo desenvolvido por investigadores japoneses, indica que uma explosão de raios gama, que pode ter sido provocada pela colisão de dois buracos negros, originou misteriosos raios cósmicos que atingiram a Terra no final do século VIII.

Fusa Miyake e seus colegas da Universidade de Nagoya (Japão) descobriram, nos anéis dos troncos das árvores, vestígios de uma radiação emitida por um acontecimento cósmico inexplicado. O fenómeno foi datado de forma precisa e remete para os anos de 774 ou 775.
Os cientistas analisaram o carbono 14 (uma variedade radioactiva de carbono que se forma quando os raios cósmicos atravessam átomos da atmosfera terrestre) contido nos anéis de crescimento de um cedro-japonês (cryptomeria) e nos círculos de duas árvores correspondentes aos anos 774 e 775, encontraram uma elevada taxa de carbono 14 – 1,2 por cento, um valor 20 vezes superior às variações atribuídas à actividade do Sol.

Esta taxa de radiação foi igualmente encontrada em outras árvores da América do Norte e da Europa e a hipótese de uma erupção solar foi descartada, já que não levaria a este valor de carbono 14.

Dois cientistas alemães, do Instituto de Astrofísica da Universidade de Iena, Valeri Hambaryan e Ralph Neuhauser, avançaram outra teoria e consideram que se tratou de um "sobressalto luminoso" de raios gama, já que estes emitem durante breves segundos mais energia solar que o Sol em milhões de anos e poderia corresponder ao brusco aumento do carbono 14 e à ausência de testemunhos históricos.

No estudo, os astrónomos sugerem que dois objectos – buracos negros, estrelas de neutrões ou anãs brancas – teriam chocado e fundido, desencadeando a radiação electromagnética. Se a origem da radiação cósmica registrada em 774/775 for essa, a fusão deve ter ocorrido há três mil anos-luz, caso contrário na haveria vida que resistisse na Terra, provocando danos na biosfera. O sobressalto gama registrado no século VIII provinha de um sistema solar situado a uma distância de três a 12 mil anos-luz do Sol.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56807&op=all


History Channel - Mega Desastre - Raios Gama [Parte 1/5]


(RAIOS GAMA - SEMINÁRIO ITB)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover