14/01/13

Amarante Saúde - O primeiro dos três blocos operatórios do novo hospital de Amarante vai entrar em actividade esta segunda-feira e os restantes ficarão operacionais durante este ano, revelou na passada sexta-feira à agência Lusa a administração do hospital!



«Primeiro bloco operatório do novo hospital de Amarante operacional hoje
14/01/2013 - 08:32

O primeiro dos três blocos operatórios do novo hospital de Amarante vai entrar em actividade esta segunda-feira e os restantes ficarão operacionais durante este ano, revelou na passada sexta-feira à agência Lusa a administração do hospital.

Segundo José Luís Catarino, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), já terminou a fase de testes do primeiro bloco, estando tudo preparado para as primeiras cirurgias de ambulatório.

Quanto aos restantes dois blocos previstos para o novo hospital, o administrador refere que decorrem os concursos públicos para a aquisição do equipamento.

Ao longo do ano, explicou, entrarão em funcionamento os segundo e terceiro blocos, "aumentando a produção, de acordo com as necessidades da população e do contrato-programa que vai ser negociado com a tutela".

O presidente da administração do CHTS recorda que os pressupostos da construção do hospital foram assumidos numa conjuntura económica diferente da actual.

Catarino sublinha que "todas as medidas têm de ser bem pesadas, no sentido de não haver prejuízo para os utentes e tendo em conta a definição do futuro do hospital".

"Os pressupostos que tinham ficado combinados estão em cima da mesa", acrescentou.

Três semanas após a abertura do hospital, que ocorreu no dia 21 de Dezembro, a administração faz um balanço positivo.

"Este hospital foi uma grande melhoria para a população. Pusemos ao serviço das populações um equipamento de excepcional qualidade", considerou.

O administrador afirmou ainda que todos os serviços já foram transferidos da unidade antiga (Hospital de S. Gonçalo), excito psiquiatria.

Segundo Catarino, os doentes crónicos daquela especialidade continuam no hospital velho, de acordo com um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Amarante, proprietária do edifício, enquanto se aguarda da tutela orientações sobre a matéria.

Aquando da abertura das novas instalações, o presidente do conselho de administração do CHTS disse à Lusa que o custo final da construção ultrapassou "apenas" 0,7% relativamente ao valor adjudicação.

A nova unidade hospitalar custou 22 milhões de euros, mais cerca de 200.000 do que o valor do concurso, afirmou.

O administrador salientou, por outro lado, que os encargos de aquisição dos equipamentos (cerca de cinco milhões de euros) são inferiores à estimativa inicial.» in http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/14-01-13/primeiro-bloco-operatorio-do-novo-hospital-de-amarante-operacional-hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover