19/01/13

Amarante - O nível do caudal do rio Tâmega, em Amarante, começou a baixar, depois de ter invadido, na madrugada, várias lojas da parte baixa da cidade, que tiveram de ser evacuadas, disse à Lusa a proteção civil municipal!


(Fotografia de Armando Meireles, na Praia Aurora)

«Caudal do Tâmega começou a baixar depois de ter invadido lojas da baixa de Amarante

O nível do caudal do rio Tâmega, em Amarante, começou a baixar, depois de ter invadido, na madrugada, várias lojas da parte baixa da cidade, que tiveram de ser evacuadas, disse à Lusa a proteção civil municipal.

Segundo o vereador Hélder Ferreira, o caudal encontra-se, no princípio desta tarde, nos 4,5 metros, mas atingiu, há algumas horas, os 4,7, ficando a poucos centímetros de inundar a rua 31 de janeiro, na baixa da cidade.

"A situação está mais calma, porque o rio começou a baixar, mas durante a noite e madrugada viveram-se momentos de alguma preocupação", contou o autarca.

Todos os meios da proteção civil, incluindo bombeiros, da autarquia e da GNR, foram mobilizados, acrescentou Hélder Ferreira. À Lusa, disse também que vários residentes na parte baixa "nem dormiram, preocupados com a possibilidade de subida do rio".

Os proprietários de vários estabelecimentos, que tinham retirado os seus haveres durante a noite e madrugada, já estão a retomar a sua atividade. Alguns deles têm de proceder à limpeza da sujidade provocada pela água do rio Tâmega.

Também hoje, dezenas de feirantes foram aconselhados pela proteção civil a não montar os seus toldos, na feira da cidade.

"Por causa do vento forte, não havia condições de segurança", observou a fonte, frisando que a única atividade que foi autorizada realizou-se no interior do mercado municipal.

Esta é a segunda vez, em pouco mais de um mês, que o rio Tâmega extravasa o seu leito, na zona de Amarante. No dia 14 de dezembro, o caudal também inundou as lojas situadas na parte mais baixa do centro histórico.» in http://www.dnoticias.pt/actualidade/pais/365619-caudal-do-tamega-comecou-a-baixar-depois-de-ter-invadido-lojas-da-baixa-de-a


(CHEIA no RIO TÂMEGA em AMARANTE ao fim do dia 14-Dez-2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover