31/07/12

Política Económica - Os administradores executivos das sociedades cotadas a tempo inteiro acumulavam, em média, lugares de administração em 12 firmas de dentro e fora do grupo da sociedade onde exerciam funções!





«CMVM identifica um gestor com lugar em 73 administrações


Relatório da CMVM mostra que 17 administradores acumulavam, cada um, lugares de gestão em 30 ou mais empresas em 2010.


Os administradores executivos das sociedades cotadas a tempo inteiro acumulavam, em média, lugares de administração em 12 firmas de dentro e fora do grupo da sociedade onde exerciam funções. Os dados constam do Relatório Anual do Governo das Sociedades cotadas, relativo a 2010, divulgado hoje pela CMVM.


O regulador identificou também que 17 administradores acumulavam lugares de administração em pelo menos 30 empresas, tendo registado também um caso de um gestor, que não é identificado, que tinha lugar na administração de 73 empresas.


O relatório também revela que a idade média dos administradores executivos desceu para 52,7 anos no final de 2010, quase menos um ano que a idade média identificada em 2009 (53,6 anos).


Os mesmos dados mostram que o mundo da gestão nas grandes empresas continua a ser um universo de homens, visto que apenas 5,9% dos cargos de administração das sociedades cotadas eram exercidos por mulheres, em 2010, o equivalente a apenas 26 cargos em 440. 


Se tivermos em consideração apenas os membros executivos, a percentagem desce para apenas 4% do total e o relatório revela ainda que nenhuma mulher desempenhava as funções de presidente da Comissão Executiva em termos efectivos.» in http://economico.sapo.pt/noticias/cmvm-identifica-um-gestor-com-lugar-em-73-administracoes_149514.html
-------------------------------------------------------------------------------
Grande borga que é este País de oportunidades, para uns quantos privilegiados...

Desporto Vela - Carolina Borges viu esta manhã ser-lhe retirada a acreditação para os Jogos Olímpicos de Londres e o Chefe da Missão Olímpica Portuguesa, Mário Santos, explicou o que levou o COP a tomar tal decisão, revelando que a única apresentação foram, vagamente, «motivos pessoais e médicos»!




«Carolina Borges foi afastada por razões disciplinares


O Chefe da Missão Olímpica portuguesa explicou o que motivou o retirar da acreditação à velejadora portuguesa.


Carolina Borges viu esta manhã ser-lhe retirada a acreditação para os Jogos Olímpicos de Londres e o Chefe da Missão Olímpica Portuguesa, Mário Santos, explicou o que levou o COP a tomar tal decisão, revelando que a única apresentação foram, vagamente, «motivos pessoais e médicos».


«Hoje de manhã recebi um email por parte da atleta informando que por motivos pessoais e médicos não iria participar no campeonato. Tentei contactar com ela pessoalmente e via telefone, mas tal não foi possível. Como tal, perante esta atitude e apesar de todas as razões, entendemos que este não é o procedimento correto. Temos uma equipa, uma equipa médica, uma chefia de missão e qualquer decisão dos atletas terá de ser do nosso conhecimento.


Decisões individuais desse tipo não aceitamos», explicou Mário Santos, que adiantou ainda que desconhece o que possam ser as razões pessoais e médicas evocadas pela atleta.


«Estes procedimentos têm de seguir normas. Os atletas têm de comunicar a sua incapacidade à comissão médica, que decide se há ou não incapacidade. Não sou eu que vou declarar essa incapacidade e não é com certeza o atleta», esclareceu Mário Santos, que reiterou uma vez mais que o que levou ao afastamento de Carolna Borges foi o modo como procedeu e não os motivos que alegou para não competir. 


«A atleta telegraficamente informou-nos de que se tratavam de razões pessoais e médicas. Essas poderão ser uma justificação, desde que devidamente justificadas. 


Tentei por todos os meios chegar à fala com a atleta mas não foi possível, e ela acabou por confirmar que não se iria apresentar em competição. Por isso decidimos cancelar a sua acreditação e iremos agora averiguar quais são essas razões», terminou o chefe da comitiva lusa nos Jogos Olímpicos de Londres.» in http://desporto.sapo.pt/jogos_olimpicos/londres_2012/artigo/2012/07/31/carolina_borges_foi_afastada_por.html


(Vela apuramento olímpico das atletas portuguesas)

Amarante - É já no próximo sábado dia 4 de Agosto no magnífico Adro da Igreja de Vila Chã do Marão, pelas 21 horas!



«3º FESTIVAL DE FOLCLORE DE VILA CHÃ DO MARÃO


É já no próximo sábado dia 4 de Agosto no magnífico Adro da Igreja de Vila Chã do Marão, pelas 21 horas. 


Participam para além do grupo anfitrião: Grupo de Danças e Cantares do Alto Moinho – Amadora; Rancho Pegadinhas do Ribeiral – Vizela, S. Jorge – Felgueiras; Rancho Folclórico de Santa Luzia – Vilar de Viando, Mondim de Basto ; Rancho do Grupo Cultural e Desportivo de Gouveia – Marco de Canaveses.


A organização é do grupo Folclórico de Vila Chã do Marão.» in https://www.facebook.com/photo.php?fbid=394280813969940&set=a.110123302385694.13427.100001640754139&type=1&theater


(Grupo Folclórico de Vila Chã do Marão)

Acidentes - O médio Luís Filipe, de 20 anos iria dar um novo rumo à sua carreira de futebolista e o Real Sport Club era a escolha para esse novo passo, mas faleceu vitima de um violento acidente de viação!




«Reforço do Real morre em acidente de viação


Luís Filipe iria ser apresentado no dia de ontem no clube de Queluz.


O médio de 20 anos iria dar um novo rumo à sua carreira de futebolista e o Real Sport Club era a escolha para esse novo passo. Com contrato assinado, o jogador iria ser apresentado esta segunda-feira no clube, porém não chegou a aparecer...


Luís Filipe Mendes e o seu amigo André tiveram um grave acidente de viação na madrugada de domingo. Os dois amigos regressavam de Torres Vedras quando perderam o controlo da viatura e embateram num muro. Os dois tiveram morte imediata, segundo conta o jornal A Bola.


Formado no ADCEO, o seu empresário Vasco Fernandes, em declarações ao jornal A Bola, considera que se perdeu um «miúdo com muita qualidade».


«O Luís Filipe começava uma nova etapa no seu percurso futebolístico. Ele foi formado no ADCEO e no ano passado fui observar alguns dos seus jogos. Mostrou ser um miúdo com muita qualidade. Jogava no meio-campo, a número 8».» in http://desporto.sapo.pt/futebol/terceira_divisao/artigo/2012/07/31/refor_o_do_real_morre_em_acident.html

Automoveis - Entre os dias 26 e 29 de Julho, Mangualde recebeu o 3.º Encontro Nacional de Clubes 2cv e derivados!



«Loucos pelos 2 cv


Entre os dias 26 e 29 de Julho, Mangualde recebeu o 3.º Encontro Nacional de Clubes 2cv e derivados . Um encontro que reuniu 200 exemplares dos velhinhos carros e cerca de meia centena de apaixonados pelo modelo.» in http://expresso.sapo.pt/loucos-pelos-2-cv=f743316#ixzz229KsoaCO




«Citroën 2CV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Citroën 2Cv
Citroen2cvtff.jpg
ConstrutorCitroën
Produção1948—1990
Produzidos
5 114 940
Informações técnicas
Peso bruto (kg)560 kg
Outros modelos
Modelos similaresCitroën Dyane
Citroën FAF
Citroën Méhari
Citroën Ami
Sem sombra de dúvidas este é o mais mítico modelo da marca.
Este modelo nasce já sobre a direcção da Michelin e é o resultado da necessidade de produzir um automóvel de uma gama ainda mais baixa que o Tracção, acessível a maior número de pessoas.
Este modelo tinha cerca de 200 veículos prontos em 1939 que foram destruídos logo após a declaração de guerra, apenas 4 exemplares sobreviveram pois foram secretamente escondidos. Quando é apresentado em 1948, é ligeiramente diferente mas mantém o mesmo espírito. O motor passou de 375cm3 para 602cm3 e com esta modificação a potência passou de 9cv para 33cv.
No total, em 48 anos foram produzidos 5 114 940 2CV.

Índice

  [esconder

[editar]Curiosidades

O modelo era utilizado pelo pai da personagem de histórias em quadrinhos argentina Mafalda como carro familiar comprado a duras prestações/penas.
O 2CV teve também um lugar de destaque nas famosas Aventuras de Tintim de Hergé no livro O Caso Girassol ao ser conduzido pelos detectives Dupond e Dupont. O mais carismático a acarinhado modelo da Citroën de todos os tempos fez ainda parte de uma edição especial dos chocolates da Côte d'Or que juntava as personagens das Aventuras de Tintim a vários modelos da Citroën.

[editar]Ligações externas

[editar]Ver também



Fabricación do citroën 2cv - (60 anos en fabricación)



(Citroen 2CV 1949-1990)




(Como volcar un 2cv)

30/07/12

Cineclube de Amarante: Cinema ao Luar em Agosto, nos Claustros da Câmara Municipal, Sessões às 22 horas, com um cartaz de grande qualidade!



«Cineclube de Amarante
Cinema ao Luar
Agosto
Claustros da Câmara Municipal
Sessões às 22 horas

Dia 06, 2ª feira 
A Invenção de Hugo
Título original:Hugo
De:Martin Scorsese
Com:Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz
Género:Drama, Fam, Aventura
Classificação:M/12
Outros dados:EUA/GB, 2011, Cores, 126 min.
Site oficial: http://www.hugomovie.com/
  
Dia 07, 3ª feira
Aquele Querido Mês de Agosto
De:Miguel Gomes
Com:Sónia Bandeira, Fábio Oliveira, Joaquim Carvalho
Género:Documentário, Ficção
Classificação:M/12
Outros dados:POR/FRA, 2008, Cores, 150 min

Dia 08, 4ª feira
Filme-concerto
Os Faroleiros
De:Maurice Marlaud
Com:Abegaida De Almeida, Alberto Castro Neves, Maurice Mariaud
Género:Drama
Produção: Caldevilla Film
Classificação:M/12
Portugal, 1922, Preto e Branco, Mudo,72 min.
Data de Estreia: Salão Jardim Trindade, Porto a 12 de julho de 1922

Banda Sonora Original: Jonathan Uliel Saldanha

Com a presença em palco do próprio Jonathan, de João Guimarães Pinheiro, Catarina Miranda e Álvaro Almeida


E a participação especial da Banda de Música de Amarante» 
   
Elsa Cerqueira
Cineclube de Amarante





"A Invenção de Hugo" - Teaser Trailer Legendado (Portugal)



Baile de Verão - Aquele Querido Mês de Agosto [FILME]



(O CONCERTO - Trailer)

Acidentes - O Ferrari do futebolista do Valência Éver Banega explodiu esta segunda-feira, ainda sem ser conhecida a causa, quando o jogador se dirigia para o treino da equipa!

Ferrari de Banega explodiu


«Ferrari de Banega explodiu


O argentino conseguiu sair ileso do incidente.


O Ferrari do futebolista do Valência Éver Banega explodiu esta segunda-feira, ainda sem ser conhecida a causa, quando o jogador se dirigia para o treino da equipa.


No percurso para Paterna, centro de treinos da equipa valenciana, o autómovel começou a arder, mas Banega conseguiu sair rapidamente da viatura, sem que tenha sofrido qualquer ferimento. O jogador acabou por seguir para o treino com o colega de equipa, Diego Alves, que seguia naquela estrada.


Como se não bastasse o incêndio da viatura, o autómovel acabou por se dirigir para uma zona de arboredo e incendiar a área.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_espanhola/artigo/2012/07/30/ferrari_de_banega_explodiu.html


(Drifty demonstração ferrari explode motor)

Ambiente e Ecologia - Segundo os glaciologistas Robert Bingham e Chris Griffiths, existe uma ravina com 10 quilómetros de lado-a-lado e 1,6 quilómetros de profundidade na Antárctida, que poderá equivaler a um outro Grand Canyon no planeta Terra!


Cientistas descobrem novo Grand Canyon debaixo do gelo da Antárctida


«Cientistas descobrem novo Grand Canyon debaixo do gelo da Antárctida


Afinal, poderá existir um outro Grand Canyon no planeta Terra, caso a suspeita de cientistas da Universidade de Aberdeen, na Escócia, seja verdadeira. Segundo os glaciologistas Robert Bingham e Chris Griffiths, existe uma ravina com 10 quilómetros de lado-a-lado e 1,6 quilómetros de profundidade na Antárctida.


A investigação decorreu entre 2009 e 2010 e teve como ponto de partida a tentativa de descobrir porque razão a região tinha percentagens de derretimento de gelo mais altas que a média. O desfiladeiro poderá ser essa razão.


A zona, denominada Ferrigno Rift, pode ter 100 quilómetros de comprimento, provavelmente até mais, se se prolongar pelo mar. E esconde-se debaixo de um quilómetro de gelo.


Segundo a Universidade de Aberdeen, a região teria sido visitada apenas uma vez, há cinquenta anos. Durante a última década, imagens de satélite revelaram que o sítio é o que mais perde gelo em toda a região da Antárctida Oeste, o que levou à investigação de Bingham e Griffiths.


A equipa de dois cientistas deslocou-se de motos de neve e levou algum equipamento radar, para medir a topografia da rocha por debaixo do gelo, numa região conhecida pelo seu clima violento. A surpresa foi imediata.


“Num dos primeiros dias de pesquisa, uma pesquisa bastante normal, vimos o gelo a desfazer-se”, explicou Bingham.


A queda foi tão repentina que o cientista rapidamente viu um padrão debaixo do gelo. “Foi uma das missões científicas mais excitantes que tive”. O estudo foi publicado na edição de 25 de Julho da Nature, afirma a Discovery News.


Só agora os cientistas começam a perceber toda a miríade de mecanismos que controlam o degelo da Antárctida Oeste, e como as mudanças climáticas estão a afectar este processo. Alguns destes processos demoram séculos e o tempo mínimo de observação de mudanças atinge os vinte anos.» in http://greensavers.sapo.pt/2012/07/30/cientistas-descobrem-novo-grand-canyon-debaixo-do-gelo-da-antarctida/


(Camada de Gelo da Antártida Ocidental)



(Descoberta rachadura gigante em geleira na Antártida; fenômeno formará um iceberg de 880 km²)



(Descubren iceberg gigante en la Antártida)

Portugal Turismo - As verbas gastas por turistas angolanos e moçambicanos subiram bastante nos últimos meses, mas continuam a ser os franceses que mais gastam em Portugal!




«Angolanos e moçambicanos gastam cada vez mais em Portugal


As verbas gastas por turistas angolanos e moçambicanos subiram bastante nos últimos meses, mas continuam a ser os franceses que mais gastam em Portugal.


Os turistas estrangeiros gastaram em Portugal 475 milhões de euros entre janeiro e abril deste ano, um aumento de 15,74% face ao mesmo período no ano passado, revela um estudo hoje divulgado.


De acordo com o estudo da Visa Europe "Mediterranean Rim Tourism Monitor", os consumidores franceses destacam-se como sendo os turistas estrangeiros que mais contribuíram para o valor das despesas efetuadas no país, com quase 100 milhões de euros gastos.


Já os visitantes provenientes do Luxemburgo gastaram 9,3 milhões de euros entre janeiro e abril deste ano.


Também as despesas dos visitantes provenientes de Angola e Moçambique dispararam no início do ano e aumentaram 53,23% e 78,2%, respetivamente, de acordo com o estudo.


Entre janeiro e abril, os turistas angolanos gastaram 87,2 milhões de euros, valor que compara com os 56,9 milhões de euros gastos no mesmo período de 2011. 
Quantos aos moçambicanos, estes gastaram 10,3 milhões de euros no turismo português, no período em análise. Numa comparação homóloga, o valor despendido pelos turistas moçambicanos foi de 5,7 milhões de euros.


O estudo revela igualmente que os levantamentos em dinheiro atingiram um total de 220 milhões de euros entre janeiro e abril de 2012, "tendo-se verificado um aumento considerável das despesas de visitantes estrangeiros em Portugal em praticamente todos os setores, com um incremento particularmente positivo nos serviços de utilidade e seguros".


As únicas áreas onde os consumidores efetuaram cortes significativos foram, de acordo com o estudo, nas companhias aéreas (menos 10,63% face ao mesmo período no ano passado). Em comida e bebida a queda registada foi de 2,15%.


O relatório da Visa Europe "Mediterranean Rim Tourism Monitor" tem por base todos os dados transacionais transfronteiriços registados que envolvam a utilização de cartões Visa de débito, crédito e pré-pagos nos seis países da Bacia Mediterrânica - França, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e Turquia.


Estas conclusões são referentes ao período de janeiro a abril de 2012.» in http://economico.sapo.pt/noticias/angolanos-e-mocambicanos-gastam-cada-vez-mais-em-portugal_149380.html
-----------------------------------------------------------------------------------------
Eis uma boa notícia para Portugal, que pode continuar as suas exportações via turismo, o nosso dever é sermos nós mesmos, receber os turistas estrangeiros e nacionais, com a nossa simpatia e potencial natural.


(Afluxo turístico aumentou no Porto)



(Descubra Portugal, Um país que vale por mil)



(A beleza do Gerês)

F.C. do Porto - Os Dragões Hulk, Danilo, Alex Sandro e Abdoulaye, continuam em grande nos Jogos Olímpicos de Londres!




«BRASIL E SENEGAL VITORIOSOS


Hulk, Danilo, Alex Sandro e Abdoulaye estão no bom caminho para continuarem a disputar os Jogos Olímpicos. Nos encontros deste domingo, o Brasil venceu a Bielorrússia por 3-1 e o Senegal bateu o Uruguai por 2-0.


Apesar dos triunfos, os jogadores portistas tiveram prestações diferentes: Hulk foi mais uma vez titular na “canarinha” e jogou 87 minutos a bom nível, mas ainda não foi capaz de acertar com as redes – marcaram para o Brasil Alexandre Pato, Neymar e Oscar. Danilo pisou o relvado a poucos minutos do fim e Alex Sandro voltou a não sair do banco.


Abdoulaye capitaneou novamente a turma senegalesa e viu a sua equipa vencer uma das melhores selecções em prova por claros 2-0, com Moussa Konaté a funcionar como carrasco dos uruguaios. Contudo, o defesa central dos Dragões não terminou os 90 minutos, devido a expulsão.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futbrasilsenegalvitoria_300712_69904.asp


(Brasil 3 x 1 Bielorrússia - Gols - 29/07/2012 Londres 2012)

Amarante Fridão - A freguesia de Fridão abre portas, dia 27 de julho, à IX Feira de Negócios e Oportunidades, que decorrerá, até 29 de julho, nas instalações do Centro Social de Fridão!





«Amarante: Feira de Negócios e Oportunidades de Fridão


A freguesia de Fridão abre portas, dia 27 de julho, à IX Feira de Negócios e Oportunidades, que decorrerá, até 29 de julho, nas instalações do Centro Social de Fridão. A exemplo de anos anteriores, a Junta de Freguesia conta com um acréscimo de expositores (desde empresas, IPSS’s e projetos sociais), que terão há venda vários produtos locais, que incluem fumeiros, compotas, artesanato, e produtos agrícolas.


Além de música e dança, para animar os mais de mil visitantes esperados, haverá uma sessão de informação sobre “Cultivo de Cogumelos”, que se enquadra bem dentro dos princípios da agricultura sustentável. Esta sessão mostrará como o cultivo de cogumelos pode ser vantajoso para a conservação do meio ambiente e para a economia rural, numa altura em que as famílias procuram rendimentos complementares para combater a crise que assola toda a região.


A Feira de Negócios e Oportunidades de Fridão decorre no âmbito da “Agenda 21 Local”, e conta com o Apoio da Câmara Municipal de Amarante e do Aventura Marão Clube (Comércio Justo).» in http://www.marcoensefm.com/noticias/amarante-feira-de-negocios-e-oportunidades-de-fridao/

F.C. do Porto Natação - Na última jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal foram alcançados mais dois recordes nacionais absolutos e um do escalão juvenil, aumentando para onze o número de máximos nacionais obtidos na Piscina do Jamor, no final de uma época em que o FC Porto venceu a Taça de Portugal!




«A TAÇA DE PORTUGAL É AZUL E BRANCA


No final da última jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal, que decorreram na piscina do Jamor, o FC Porto assegurou a conquista da Taça de Portugal 2011/12, com 2105 pontos, seguindo-se o Sporting (1886) e o Clube Natação da Amadora (1517). É a quarta vez consecutiva que os Dragões conquistam esta competição.


A Taça de Portugal premeia os clubes que, a nível absoluto, apresentem maior consistência de resultados nas principais competições nacionais: Campeonatos Absolutos de Portugal de Piscina Curta, Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores e Campeonatos Absolutos de Portugal.


Em termos de recordes, além de dois novos máximos no escalão sénior (4x50m e 4x100m livres), a estafeta juvenil B masculina (João Ascenção, Eduardo Ramos, Jorge Nunes e Ruben Lopes) bateu o recorde nacional deste escalão nos 4x100m livres. Ainda no primeiro ano do escalão juvenil, é a terceira vez esta época que estes jovens nadadores batem recordes.» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Natacao/Noticias/noticianatacao_natjuvtacaportugal_300712_69913.asp


«Open de Portugal termina com dois recordes absolutos


ANGÉLICA ANDRÉ E PATRÍCIA CONCEIÇÃO EM DESTAQUE


Na última jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal foram alcançados mais dois recordes nacionais absolutos e um do escalão juvenil, aumentando para onze o número de máximos nacionais obtidos na Piscina do Jamor, no final de uma época em que o FC Porto venceu a Taça de Portugal.


Angélica André, que na sexta-feira já tinha melhorado o seu próprio recorde nacional dos 800 metros, voltou a brilhar, desta vez na prova mais longa da Natação, os 1500 metros livres. A internacional lusa cilindrou o seu próprio recorde e tornou-se na primeira nadadora portuguesa a baixar dos 17 minutos, ao completar a distância em 16:48.11, retirando mais de 12 segundos à marca, que era de 17:00.95 (maio de 2011). Nos 100 metros finais, a nadadora do Leixões, que desde cedo se distanciou das suas adversárias, foi incentivada por todos os nadadores e treinadores que estavam presentes na piscina, independentemente do clube.


Victoria Kaminskaya, nadadora de origem russa do Pimpões/Cimai, estabeleceu um novo máximo nacional nos 200 estilos, com o registo de 2:17.47. O anterior máximo era de 2:18.49 e pertencia a Nádia Vieira desde o Europeu de Budapeste 2010.


Nos 4x100 metros estilos, os sportinguistas João Pedro Belo, Bruno Miguel Serrano, Miguel Monteiro Cruchinho e Eduardo José Castelo tornaram-se os novos recordistas nacionais do escalão juvenis B, ao fazerem o tempo de 4:11.24, melhorando o registo de 4:11.65 obtido pelo Colégio Vasco da Gama em Agosto de 2010.


Durante os quatro dias de competição na Piscina do Jamor, foram alcançados onze recordes nacionais, quatro absolutos, por intermédio de Angélica André (800 e 1500 livres), Victoria Kaminskaya (200 estilos) e Patrícia Conceição (50 livres), dois seniores (FC Porto nos 4x50 e 4x100 livres masculinos), um de juvenis (Sporting (4x200 livres femininos), dois do escalão juvenil A (Amorense, 4x100 e 4x200 livres masculinos) e dois de juvenis B (Sporting, 4x100 estilos masculinos e FC Porto, 4x100 livres masculinos).


A nível individual, o nadador mais medalhado foi o sueco Josefin Lindkvist, com um total de nove medalhas (sete de ouro e duas de prata), seguido do sportinguista Gustavo Santa, com oito (seis de ouro e duas de prata), da sueca Henrietta Stenkvist, também com oito (seis de ouro, uma de prata e uma de bronze) e do sportinguista Alexis Santos, com nove (cinco de ouro, cinco de prata e quatro de bronze).


Em termos coletivos, a equipa vencedora foi a Seleção da Suécia, com um total de 17 medalhas (nove de ouro, cinco de prata e três de bronze). No 2.º lugar ficou a equipa gaulesa Ile de France, com 16 pódios (oito de ouro, três de prata e cinco de bronze) e no 3.º o Sporting com 20 medalhas (sete de ouro, seis de prata e sete de bronze).


No final da competição foi entregue a Taça de Portugal referente à época de 2011/2012, competição que premeia os clubes que, a nível absoluto, apresentem maior consistência de resultados nas principais competições nacionais: Campeonatos Absolutos de Portugal de Piscina Curta, Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores e Campeonatos Absolutos de Portugal.


A Taça de Portugal foi ganha pelo FC Porto, que somou 2105 pontos, seguindo-se o Sporting (1886), Amadora (1517), Náutico de Coimbra (894) e Gespaços (775).» in http://www.record.xl.pt/Modalidades/natacao/interior.aspx?content_id=770271


(Camp. Nac. Juv. Abs. 400E Fem. e 200L Mas.)
Pin It button on image hover