21/12/12

Vila de Celorico de Basto - Castelo de Arnóia, o único monumento guerreiro de toda a região!



«"Olá amigos...

Hoje trazemos mais um resistente... e que resistente! Nada mais nada menos que o Castelo de Arnóia, em Celorico de Basto, o único monumento guerreiro de toda a região. Não tem tido vida fácil...

Mil anos desde que foram colocadas as primeiras pedras pelos cristãos sobre, ao que consta, as ruínas de uma atalaya mourisca ou, pelo menos, de uma estrutura defensiva de um um qualquer povo castrense que por aqui existiu, como atestam os muitos vestígios dessas gentes das alturas em toda a região. Não consta que tenha sido palco de épicas batalhas militares. Outras têm sido. 

Amputado de uma das torres originais, enfrentou a pilhagem das suas pedras para a construção de muros e paredes de casas na vizinhança, foi ainda esventrado pelos inevitáveis caçadores de tesouros e largos foram os anos de completo abandono, até praticamente aos nossos dias. Alvo de uma requalificação na década de 60 do século passado, aguentou recentemente uma intervenção que apenas serviu para o desvirtuar um pouco mais com a introdução de materiais que não conseguem disfarçar a sua modernice. Inspirou histórias e lendas, algumas registadas em publicações mais ou menos "oficiais" a que não nos referiremos e outras, menos "oficiais", mas nem por isso menos prováveis, como aquela que dá conta de um discurso lá proferido a recrutados nas montanhas do Alvão e Marão, por D. Nuno Álvares Pereira, que tinha casa da esposa em Pedraça, Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto, antes da sua partida para a campanha da "restauração".

Resistiu e hoje continua a ser um local de horizontes largos e ventos inquietos, onde cada um pode soltar a sua imaginação ou os seus silêncios intimistas. De visita obrigatória... :)"

Foto de Quinta da Fontinha» in https://www.facebook.com/photo.php?fbid=499739003400357&set=a.498536713520586.115892.498506713523586&type=1&theater


Um Castelo a que deveríamos dar a atenção devida, afinal protegeu-nos estes anos todos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover