20/12/12

Televisão - Convidado do programa Praça da Alegria, Fernando Tordo dirige-se a Presidente do Conselho de Administração da RTP, pedindo que programa não deixe de ser realizado no Porto!

Fernando Tordo faz apelo surpresa em direto na RTP: veja aqui o vídeo -

«Fernando Tordo faz apelo surpresa em direto na RTP: veja aqui o vídeo

Convidado do programa Praça da Alegria, Fernando Tordo dirige-se a Presidente do Conselho de Administração da RTP, pedindo que programa não deixe de ser realizado no Porto.

Fernando Tordo aproveitou a passagem pelo programa Praça da Alegria, na RTP, para se dirigir ao Presidente do Conselho de Administração da RTP, pedindo-lhe que não transfira a realização e produção do programa do Porto para Lisboa. 

Segundo notícia publicada pelo Correio da Manhã esta semana, a mudança deverá acontecer em 2013 e está a deixar apreensivos os trabalhadores do programa, que há 18 anos é emitido dos estúdios do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia. 

A situação foi comentada, com emoção e sem interrupções, por Fernando Tordo, que se descreveu como "um desempregado ativo, em digressão à procura de trabalho" e defendeu a permanência do programa nos estúdios do Grande Porto. Veja aqui a sua intervenção, transcrita abaixo:


"Eu já não consigo parar, vou fazer 50 anos de profissão. Aos meus netos ainda vou deixar a ideia de que estas coisas são cíclicas, acontecem, vão voltar a acontecer e vamos ter de estar todos preparados. 

Se eles tiverem umas canções de um tetra-avô distante, já valeu a pena ter estado aqui com vocês (...). 

Faz-se aqui uma televisão como não se faz em mais nenhuma parte; os artistas aqui são tratados 'à Porto'. 

Gostaria de dar uma palavra ao senhor presidente do Conselho de Administração da RTP: faço parte de um número de artistas que foram feitos pela RTP e que ajudaram a fazer a RTP. Não há nenhum aniversário solene desta casa em que a música, as canções, os seus compositores, os intérpretes não sejam falados e colocados como uma bandeira. Eu faço parte dessa bandeira e sobrevivi, tenho a sorte de estar vivo, ativo, e de receber alegrias como estar aqui. 

Se o senhor presidente tivesse passado por aqui percebia que este estúdio em Vila Nova de Gaia é o centro de Portugal. Este programa não pode ou não deve ser retirado do quadro de programação da RTP, porque tirá-lo daqui e levá-lo para outro lado qualquer é piorá-lo e piorar a RTP. 

[Falo] em nome dos artistas que vêm aqui graciosamente ou a troco do dinheiro para o comboio ou do diesel para o carro, em nome dos artistas que nunca vieram aqui receber dinheiro nenhum ou alguma coisa que merecessem, minimamente, pelos seus anos de trabalho. 

Ontem estava no duche e telefonaram-me a dizer: Oh Fernando, você não se importa de vir aqui amanhã? Quando dei por mim estava no comboio, em vez de estar em casa a acabar as canções que tenho para acabar e os livros que tenho para escrever. E vim porque estimo muito esta casa. Os grandes obreiros desta casa são estes que trabalham aqui dentro. Senhor presidente, por favor não tire este programa aqui da televisão do Porto, que é asneira. A RTP não vai ganhar rigorosamente nada com isso. E quando puder consulte os ficheiros da casa que comanda para saber que dinheiros foram pagos, ao longo de 18 anos, aos artistas profissionais que se deslocam e que preferem fazer estes 600 quilómetros de ida e volta para Lisboa do que os cinco minutos que demoro de Telheiras ao estúdio onde o senhor agora estará. Prefiro vir aqui porque o que acontece aqui não acontece em mais sítio nenhum, tal como há programas em Lisboa que não acontecem em mais sítio nenhum. Não se pode trocar só porque nos apeteceu. Não faça isso, porque deixa uma zona demográfica elevadíssima, com milhões de pessoas, sem a sua própria televisão, sem o seu programa. 

E não diga que o programa é caro, porque isso é um absurdo. Eu nunca fui político, sou um artista. Vou fazer meio século de atividade profissional, e desloco-me aqui quantas vezes forem necessárias porque nesta casa se trabalha de maneira única na nossa televisão. Este programa é único porque se passa aqui e é aqui que tem de continuar a realizar-se. Reconheçam os vossos erros, arrepiem caminho, continuem a dar trabalho a estes que fazem isto há tantos anos e, por isso, fazem-no melhor que os outros. 

Tenho 64 anos de idade, não devo nada à RTP nem a RTP deve a mim. Tudo o que tenho feito de melhor tenho-o apresentado na RTP e quero que a RTP continue a ser o melhor para todos os espectadores, porque também sou espectador da RTP. 

Diga ao senhor ministro da Tutela que é errado tirar este programa do Porto".» in http://blitz.sapo.pt/fernando-tordo-faz-apelo-surpresa-em-direto-na-rtp-veja-aqui-o-video=f85163#ixzz2FabLEpee

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover