27/12/12

Tecnologia - Dia 31 de dezembro é a data definida pelas autoridades europeias para o fim da comercialização de lâmpadas incandescentes!



«Lâmpadas incandescentes retiradas da Europa

Dia 31 de dezembro é a data definida pelas autoridades europeias para o fim da comercialização de lâmpadas incandescentes. No mercado europeu, em 2013, já só se devem encontrar alternativas mais eficientes de iluminação.

As lâmpadas de filamentos conheceram o seu fim em 2008, explica a InfoBrasil. Neste ano, a União Europeia definiu um calendário para progressivamente retirar do mercado este tipo de equipamentos, devido à sua menor eficiência energética. 

Desde 2009 que progressivamente foram sendo retiradas dos mercados as lâmpadas, desde os 100 W. Agora, 2012 vai ditar o fim das lâmpadas de 25 W.

A lâmpada de filamento, inventada por Joseph Swan e aperfeiçoada por Edison, transforma apenas 5% da energia que consome em iluminação, sendo o restante perdido em calor.

No espaço europeu, em 2013, já só deve ser possível encontrar lâmpadas de LED ou fluorescentes. As de halogéneo também devem ser retiradas dos mercados.» in http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2012/12/27/lampadas-incandescentes-retiradas-da-europa#ixzz2GG3YJNRo





«A lâmpada incandescente, e lá estava a luz!

Vários inventores tiveram a idéia de criar uma luz com fios iluminados relativamente cedo. Experimentos com fios de platina e pedaços de carvão, que eram feitos para iluminar com o auxílio da eletricidade já estavam sendo produzidos em 1830 e 1840. Em parte, lâmpadas de vidro evacuadas já estavam sendo usadas nesta época para evitar oxidação. Entretanto, a platina queimava rapidamente e as bombas de vácuo não eram capazes de criar uma aspiração suficiente. O fornecimento de eletricidade também era um problema já que somente as pilhas estavam disponíveis naquele tempo. Em 1866, Werner von Siemens descobriu o princípio do dínamo e construiu máquinas que forneciam eletricidade constante.

Em 1854, o mecânico alemão Heinrich Goebel construiu a primeira lâmpada capaz queimar por um período sustentável de tempo. Ele usou fios de bambu carbonizados como filamento e esvaziou a lâmpada de vidro enchendo-a com mercúrio permitindo que este saísse e detonasse o fechamento da lâmpada. O americano Thomas Alva Edison desenvolveu a primeira lâmpada de luz incandescente de sucesso comercial em 1879, uma lâmpada de carbono que entrou em produção de massa. Ele também forneceu os acessórios necessários como interruptores, distribuidores e dínamos. Como a publicidade já era importante naquela época, Edison mostrou uma instalação admirável de sua lâmpada para milhares de pessoas na Paris Electrical Exhibition, em 1881.

Em 1900, o primeiro filamento foi desenvolvido de metal ósmio. Este tipo de lâmpada consumia metade da energia de uma lâmpada de fio de carbono produzindo a mesma quantidade de luz. Em 1903, a primeira lâmpada elétrica com um filamento tântalo foi desenvolvida em Berlim e logo depois filamentos feitos de tugstênio, o metal com o nível mais alto de derretimento, foram testados. A lâmpada de tugstênio consumia apenas um terço da potência necessária para uma lâmpada de fio de carbono alcançar a mesma iluminação, o material havia sido encontrado e é usado até hoje.» in http://discoverybrasil.uol.com.br/guia_tecnologia/marcos_tecnologia/lampada_incandescente/index.shtml


(O funcionamento das Lâmpadas Incandescentes)

   
(País vai abandonar lâmpadas incandescentes para proteger meio-ambiente)

   
(Química - Lâmpada incandescente)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover