14/12/12

Meteorologia - O Rio Lima subiu hoje mais de dois metros e obrigou à retirada de dezenas de viaturas do areal junto à vila de Ponte de Lima, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros locais!



«Rio Lima subiu mais de dois metros e obrigou à retirada de viaturas em Ponte  de Lima

O rio Lima subiu hoje mais de dois metros  e obrigou à retirada de dezenas de viaturas do areal junto à vila de Ponte  de Lima, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros locais. 

Segundo Carlos Lima, o pico da subida aconteceu cerca das 14:00 e a  água esteve a poucos metros da avenida marginal da vila, inundando totalmente  uma área de mais de 100 metros de largura por 600 de extensão. "Temos tido algumas cheias, mas esta foi a subida mais rápida dos últimos  dez anos, levou menos de duas horas e subiu entre dois a três metros", explicou  o comandante dos voluntários. 

O areal junto ao centro histórico de Ponte de Lima é utilizado para  estacionamento diário de dezenas de viaturas, as quais foram retiradas poucas  horas antes da subida da água do rio Lima.  "Face ao alerta de mau tempo que tínhamos recebido, logo pelas 09:00,  em conjunto com a PSP, começámos a retirar as viaturas e a situação não  causou prejuízos a ninguém. É mais o momento turístico", admitiu, a propósito  das dezenas de pessoas que se avolumaram durante o dia nas margens de Ponte  de Lima. 

A chuva intensa, o elevado caudal dos afluentes - rios Labruja e Vez  -, além dos "efeitos da maré", levaram à concretização de um cenário já  visto noutros anos.  Durante a tarde, segundo os bombeiros, o nível das águas desceu mais  de 30 centímetros. 

Só em Ponte de Lima, os bombeiros receberam nas últimas horas cerca  de 20 pedidos de socorro, entre quedas de árvores para a via pública, inundações  e deslizamento de terras para a via pública. 

Segundo fonte dos bombeiros de Caminha, a ponte românica sobre o rio  Coura, na freguesia de Vilar de Mouros, está cortada à circulação automóvel  desde o final do dia de quinta-feira. "O rio subiu cerca de meio metro e galgou as margens. O acesso à ponte  deixou de ser possível, tal como aconteceu noutros anos", admitiu a fonte.

Lusa» in http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/12/14/rio-lima-subiu-mais-de-dois-metros-e-obrigou-a-retirada-de-viaturas-em-ponte-de-lima


(Segundo fonte dos bombeiros de Caminha, a ponte românica sobre o rio Coura, na freguesia de Vilar de Mouros, está cortada à circulação automóvel desde o final do dia de quinta-feira)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover