24/12/12

História - Uma investigação concluiu que Ramsés III foi assassinado. Uma TAC e outros exames à múmia do faraó, falecido há três mil anos, concluiu que outra múmia esteve envolvida no crime!



«Revelado mistério da morte do faraó Ramsés III

Uma investigação concluiu que Ramsés III foi assassinado. Uma TAC e outros exames à múmia do faraó, falecido há três mil anos, concluiu que outra múmia esteve envolvida no crime.

Ramsés III é um dos mais icónicos faraós do antigo Egito, tendo inspirado a caracterização de Boris Karlof na série de filmes de terror iniciada em 1932 com "A Múmia". Uma nova investigação à múmia daquele governante da 20ª dinastina concluiu que foi assassinado.

A investigação não só concluiu que houve crime, algo que até agora não se tinha provado, como encontrou o presumível assassino: outra múmia, conhecida como a "Múmia Gritadora", que os historiados identificaram com Pentaura, filho de Ramsés III, e um dos implicados no complô palaciano para matar o faraó.

A múmia de Ramsés III apresenta uma barra no pescoço de uma escala tal que, de acordo com a nova análise, cortou a traqueia, a carótida e partiu a coluna vertebral.

Como a múmia de Ramsés tem o pescoço muito tapado, com várias camadas de linho, o ferimento não era visível. Agora, ao realizarem uma TAC às múmias de Ramsés e Pentaura, a equipa de cientistas liderada pelo paleontólogo e antropólogo Albert Zink, do Instituto para Múmias e o Homem do Gelo de Bolzano, Itália, descobriu a causa provável da morte.

A equipa de investigadores fez, também, um análise ao ADN das duas múmias, encontradas em 1881, cujos resultados "sugerem fortemente" que são pai e filho, escreve o diário espanhol "El País".

Pentaura é um dos alegados implicados num vasto complô, conhecido como a "Conjura do Harém" elaborado para matar Ramsés III, que incluía vários funcionários, uma rainha secundária, Tiy, e outras esposas do faraó.

A trama ganha contornos mais violentos, tendo em conta que alguns historiadores atribuem a expressão horrorizada da "Múmia Gritadora" a um processo de mumificação... em vida, ao ser derramada resina fervente pela garganta de Pentaura, que não estaria morto quando foi preparado para a última viagem.

Uma teoria que parece cair por terra à luz desta nova investigação, que encontrou indícios de que Pentaura terá sido estrangulado. Certo é que a mumificação não foi feita da forma habitual e é considerada, pelos estudiosos, como muito rudimentar. Provavelmente, uma forma de o castigar na outra vida.» in http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=2962597&page=2

(Tomografia revela que faraó Ramsés III teve garganta cortada - Repórter)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover