28/12/12

Amarante Literatura - Nasci à beira dum rio" é o primeiro livro lançado por um poeta muito especial. A. Magalhães, como é conhecido, tem 90 anos e concretizou agora o sonho de ver uma obra publicada!

A. Magalhães: "Quando não puder escrever, morro"

«A. Magalhães: "Quando não puder escrever, morro"

"Nasci à beira dum rio" é o primeiro livro lançado por um poeta muito especial. A. Magalhães, como é conhecido, tem 90 anos e concretizou agora o sonho de ver uma obra publicada.

António Magalhães é poeta, escritor e cronista. Nasceu em 1921, numa pequena aldeia dos arredores de Amarante, e desde cedo começou a colaborar em vários jornais regionais. Atualmente, mantém uma coluna no Jornal de Amarante.

Com 90 anos decide lançar o seu primeiro livro, mostrando que todas as resoluções são possíveis. "Nasci à beira dum rio" viaja ao longo de 50 anos de vida em 108 páginas e 45 poemas cheios de emoções fortes e capazes de mexer com a sensibilidade de cada um.

Solteiro e sem descendentes, para o poeta "o livro é como se fosse um filho", já que encontrou na escrita a sua paixão. Se pudesse recuar no tempo, António Magalhães diz que tinha lançado o livro mais cedo, para que este lhe tivesse aberto outros horizontes.

António Cardoso, antigo professor da Universidade do Porto, foi uma das influências de António Magalhães, assim como Aquilino Ribeiro, de quem tem perto de 40 livros. Mas o que realmente contruiu a sua escrita foi a pequena casa à beira-rio, onde nasceu.

Agora, não se considera "nem feliz, nem infeliz" - e muito menos poeta: "Não sei se sou. Sou sempre alguma coisa não é? Tenho emoção, sensibilidade, alguma coisa sou...". Poeta ou não, A. Magalhães garante: "Quando não puder escrever morro, isso é fatal".

No início deste mês, lançou ainda outro livro, apenas com contos de Natal.» in http://jpn.c2com.up.pt/2012/12/29/a_magalhaes_quando_nao_puder_escrever_morro.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover