21/11/12

Liga dos Campeões: F.C. do Porto 3 vs Dínamo Zagreb 0 - Dínamo Moutinho arruma com homens de Zagreb!



«O DÍNAMO MOUTINHO


A força do FC Porto é claramente colectiva, mas há jogos em que é inevitável fazer um destaque individual. No caso da vitória clara (3-0) sobre o Dínamo de Zagreb, há que referir o brilho de João Moutinho, com um belíssimo golo de livre (os outros foram de Lucho e Varela) e duas assistências. Invictos na Liga dos Campeões, os Dragões vão agora a Paris em busca do primeiro lugar do grupo A.

Acabou por ser um encontro de efemérides: o FC Porto obteve o seu 100.º triunfo em casa para as competições europeias (o primeiro foi a 16 de Setembro de 1964, com o Lyon a sair derrotado por 3-0) e o 150.º em termos europeus globais. João Moutinho, que foi o verdadeiro dínamo azul e branco, teve o prémio merecido pelos 400 jogos a nível sénior (a estreia ocorreu na época 2004/05), com uma “folha seca” perfeita, na cobrança de um livre directo.

O primeiro sinal de perigo foi portista, com Jackson, aos cinco minutos, a cabecear ao lado, na sequência de um canto. Os croatas apresentaram-se muito fechados, com Sammir a ser o único jogador com autorização para abandonar as imediações da sua grande área, quando a sua equipa perdia a bola. O Dínamo de Zagreb causava assim dificuldades à troca de bola portista e, quando se aventurou na frente, na primeira parte, até criou algumas ocasiões para marcar.

A primeira situação nasceu dos pés de Sammir, que atirou ao poste, aos 13 minutos. O FC Porto, com mais posse de bola e iniciativa, viu Kelava defender com dificuldade um remate de João Moutinho, no minuto seguinte. O 1-0 surgiu num remate de Lucho, de pé esquerdo, à entrada da área, após combinação entre Jackson e João Moutinho, que fez a assistência. Foi o quinto golo da época do argentino, que já é o terceiro melhor marcador da equipa.

O segundo golo poderia ter surgido aos 24 minutos, quando James deu um “nó cego” a um defesa adversário e a bola acabou por ir parar aos pés de Moutinho, que rematou por cima. Antes do intervalo, o Dínamo teria hipótese de empatar, quando Beqiraj viu os seus intentos evitados por Otamendi, primeiro, e depois Varela, que cortou a bola em cima da linha, na sequência de um canto.

Na segunda parte, o FC Porto melhorou o seu nível de jogo, aparecendo mais rápido, pressionante e solto na criação de lances de ataque. O Dínamo só mostrou ter gás para 45 minutos a um nível razoável e terminou o encontro rendido, em claro KO. A etapa complementar foi uma sucessão de lances perigosos dos azuis e brancos, que mais uma vez mostraram prazer e inventividade na sua circulação de bola e pulmão para manter o adversário dentro de um colete-de-forças, sem conseguir sair a jogar.

Jackson e James viram Kelava evitar por duas vezes o golo, antes de Moutinho, aos 67 minutos, no tal livre directo perfeito, coroar o domínio dos Dragões. Os suplentes Fernando e Alex Sandro, que regressam à competição, após lesões, tinham acabado de entrar em campo e puderam apreciar o arco exemplar do remate de Moutinho, antes de poderem tocar na bola.

Depois de Atsu parecer ter sido rasteirado em falta na grande área croata, Moutinho acrescentou a cereja ao bolo da sua exibição, isolando Varela de calcanhar, aos 85 minutos. O extremo não teve dificuldade em finalizar e continua na sua senda goleadora, com quatro tentos em seis encontros. O camisola 17 ainda podia ter "bisado": servido por Danilo, já nos descontos, atirou para defesa de Kelava. Em Paris, a 4 de Dezembro, FC Porto e Paris Saint-Germain vão disputar o primeiro lugar do grupo A. Aos Dragões, basta um empate.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Dínamo de Zagreb, 3-0

Liga dos Campeões, grupo A, quinta jornada
21 de Novembro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 27.603 espectadores

Árbitro: Paolo Tagliavento (Itália)
Assistentes: Mauro Tonolini e Lorenzo Manganelli
Quarto árbitro: Riccardo di Fiore
Assistentes adicionais: Luca Banti e Paolo Silvio Mazzoleni

FC PORTO: Helton; Danilo, Abdoulaye, Otamendi e Mangala; Defour, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Defour por Fernando (67m), Abdoulaye por Alex Sandro (67m) e Lucho por Atsu (75m)
Não utilizados: Fabiano, Miguel Lopes, Castro e Kleber
Treinador: Vítor Pereira

DÍNAMO DE ZAGREB: Kelava (cap.); Vrsaljko, Vida, Šimunic e Pivaric; Ademi, Kovacic e Brozovic; Beqiraj, Sammir e Cop
Substituições: Sammir por Puljic (76m), Cop por Halilovic (84m) e Beqiraj por Krstanovic (86m)
Não utilizados: Mitrovic, Calello, Tomecak e Alispahic
Treinador: Ante Cacic

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Lucho (20m), João Moutinho (67m) e Varela (85m)
Cartões amarelos: Jackson Martínez (25m), Ademi (45m), Abdoulaye (53m), Šimunic (66m) e Varela (82m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpdinamozagrebcro_211112_72110.asp



(Resumo de mais uma noite de glória europeia no Dragão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover