25/11/12

Espaço - A sonda SOHO da NASA captou um grupo de manchas solares – AR 1618 – visível há alguns dias e que desde ontem ganhou um tamanho gigantesco, dez vezes superior ao da Terra!

Imagem do Sol às 15h40. No site do Space Weather Prediction Center pode seguir-se em directo o evoluir dos acontecimentos [clicar na imagem]

«NASA segue com atenção recentes erupções solares

Sonda SOHO regista mancha dez vezes maior do que a Terra.

A sonda SOHO da NASA captou um grupo de manchas solares – AR 1618 – visível há alguns dias e que desde ontem ganhou um tamanho gigantesco, dez vezes superior ao da Terra.

A mancha já soltou erupções de classe M, explosão de energia de tamanho médio, mas a administração National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA) adverte da possibilidade de este fenómeno produzir energia suficiente para emitir erupções de classe X (as mais potentes) nas próximas horas. A possibilidade de que uma destas erupções aponte directamente para a Terra é considerável, já que a mancha está virada para o nosso planeta.

O observatório espacial STEREO (Solar Terrestrial Relations Observatory) da Agência Espacial Norte-americana captou na terça-feira duas ejecções de massa coronal provocadas pela mesma mancha.

A nuvem de partículas e radiação poderá alcançar-nos durante o dia de hoje, existindo mesmo 65 por cento de possibilidade de que esta libertação de plasma solar provoque tempestades geomagnéticas, que se produzem quando as partículas atingem a magnetosfera, durante um período prolongado.

As consequências podem ser várias, desde magníficas auroras até problemas com os sistemas eléctricos dos satélites. No site da Space Weather Prediction Center pode acompanhar-se a evolução dos acontecimentos, sendo que até agora não se registou qualquer tempestade geomagnética.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56289&op=all


(Erupções no Sol, Maravilha. "The Sun is our")


(Enorme Erupção Solar 22/10/2011)


(Imagens da Nasa capturam grande erupção solar // São Bento)


(Primeira erupção solar de 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover