15/11/12

Desporto Motociclismo - A morte de Luís Carreira hoje na qualificação do Grande Prémio de Motos, integrado no Grande Prémio de Macau, vai marcar a 46.ª edição da prova que, desde 2005, não assistia a uma tragédia do género!

Desde 2005 que nenhum motociclista morria em Macau

«Desde 2005 que nenhum motociclista morria em Macau

A morte de Luís Carreira hoje na qualificação do Grande Prémio de Motos, integrado no Grande Prémio de Macau, vai marcar a 46.ª edição da prova que, desde 2005, não assistia a uma tragédia do género.

Considerado um dos mais difíceis do mundo, o circuito da Guia é uma pista urbana sem grandes escapatórias e onde os rails e os muros são uma constante e um perigo, principalmente nas corridas de motos.

No Grande Prémio de 2005 tinha perdido a vida o francês Bruno Bonhuil, aos 45 anos, devido a um despiste na curva do Hotel Madarim, embatendo com a sua Suzuki violentamente contra os rails de proteção, naquela que é descrita como a zona mais rápida da pista. 

No dia anterior, Bonhuil tinha alertado que sentia problemas na moto que não conseguia resolver.

Na curva dos Pescadores, onde ocorreu o acidente de Luis Carreira, os pilotos chegam à zona de travagem a cerca de 230 quilómetros por hora e fazem a curva a cerca de 120 quilómetros por hora.

No entanto, a violência do acidente do piloto português obriga a organização a substituir os rails de proteção, o que habitualmente apenas acontece quando há acidentes com carros.

Em 1994, também no Grande Prémio de Motos, o japonês Katsuhiro Tottiori morreu na segunda manga da prova.

O japonês seguia sozinho na reta entre a curva dos Pescadores e a curva R quando uma paragem violenta da moto, devido a um problema mecânico, o projetou para fora da pista, tendo embatido nas rochas junto ao mar e falecido no local.

Mas as mortes em acidentes no Grande Prémio de Macau não aconteceram apenas nas corridas de motos, já que em 1967 Dodje Laurel, o piloto filipino que maior projeção internacional conquistou, acabaria por falecer depois não conseguir descrever a curva do Clube Marítimo, hoje curva do Hotel Mandarim, e ter embatido num poste de iluminação pública, capotando o carro que se incendiou de imediato.» in http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2012/11/15/mortes_no_grande_pr_mio_de_motos.html


(Morte de Luís Carreira, nos treinos para o Grande Prémio de Macau)


(Entrevista Alex Laranjeira e Luis Carreira)


(Rescaldo TT 2012 Luís Carreira)


TT - Isle Of Man 2009 - (Interview with Luís Carreira)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover