30/11/12

Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa: O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) "é um exemplo para o país", considera o secretário de Estado da Economia.


«Empresários da região do Tâmega e Sousa unem-se em projeto comum
29/11/2012, 17:48

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) "é um exemplo para o país", considera o secretário de Estado da Economia. Para Almeida Henriques, o CETS significa que a região "passa a ter uma voz única do ponto de vista empresarial", considerando que, face aos desafios colocados pelo novo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), "é importante que as associações empresariais concertem as suas estratégias". O governante falava na cerimónia de tomada de posse dos órgãos eleitos do CETS, que decorreu em Cinfães, na qual a Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) assumiu uma vice-presidência.

A sede social desta nova instituição ficará localizada em Felgueiras, no edifício Casa das Torres, cuja inauguração decorre esta sexta-feira, dia 30 de novembro.

A constituição do Conselho Empresarial é uma longa aventura, cujo capítulo final principiou no início de 2011, com a criação do Fórum para a Competitividade, uma iniciativa que nasceu no seio da Agenda para a Empregabilidade da Região do Tâmega. Nas primeiras sessões deste organismo, as quais decorreram em Paços de Ferreira, ficou definido o modelo de trabalho mais adequado para se tentar resolver alguns dos principais problemas da economia da região. Desta discussão entre técnicos associativos e empresários surgiu o Memorando de Entendimento, subscrito pelas 13 associações da região, em 7 de abril de 2011. Após intenso trabalho preparatório, foi possível juntar todos os presidentes das associações para a cerimónia de assinatura do Acordo de Cooperação para a Competitividade Empresarial, realizado em Amarante, em 16 de março de 2012. Reunido o consenso entre os dirigentes associativos, partiu-se para a formalização da união através de escritura pública, cujo ato decorreu em Felgueiras, em 18 de outubro último.

Os objetivos do CETS passam pela aposta na qualificação das pessoas e organizações, nomeadamente através da acreditação da atividade profissional de empresário; na economia e desenvolvimento regional; no assumir uma clara vocação para a internacionalização com fomento das exportações; no estreitar da cooperação e do associativismo; e em realizações e eventos que promovam esta região de 6000 empresas e 530 mil habitantes em Portugal e no estrangeiro.

A concertação de esforços entre as associações empresariais e o Governo, corresponsáveis pela fundação do CETS, revela a vontade dos agentes económicos em contribuir para o desenvolvimento da região e do país, bem como a intenção do Estado em interagir com menos interlocutores, procurando promover entidades com massa crítica que reflitam as regiões de forma integrada.

De facto, pela primeira vez, todos os empresários de 12 municípios da NUT III do Tâmega, representados pelas 13 associações empresariais da região, vão falar a uma só voz, através de quem conhece e domina a realidade local. Porque, como sublinha o presidente da Direção do CETS, só com unidade se poderá "desenvolver outro tipo de projeto para o desenvolvimento económico da região". Luís Miguel Ribeiro entende que "o desenvolvimento económico e social é, hoje, um desafio de tal dimensão que só com uma união de esforços será possível construir uma resposta mais eficiente". O dirigente considera ser esta uma organização "capaz de assumir grandes responsabilidades no território" desde que tenha acesso aos "instrumentos e recursos" necessários.

Entre as propostas elencadas no Memorando de Abril de 2011, algumas foram entretanto acolhidas pelo Governo, como sejam o IVA de caixa, os incentivos à contratação de jovens licenciados ou técnicos especializados ou a flexibilização da substituição de relações laborais que representem situações reais de risco para micro e pequenas empresas. No entanto, o CETS vai continuar a defender o fim do pagamento por conta para micro e pequenas empresas, a redução das taxas contributivas para a Segurança Social, a criação de incentivos para a substituição de importações e para as exportações em rede e a orientação da política fiscal para um sistema que seja utilizado como instrumento de competitividade.

Quem são os membros do CETS?

São membros fundadores as associações empresariais de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canavezes, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Resende e Vila Meã.» in http://www.imprensaregional.com.pt/tvs/index.php?info=YTo0OntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMSI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiIxNjMwIjtzOjk6ImlkX2VkaWNhbyI7czoxOiIxIjt9


(Baião Conselho Empresarial Tâmega Sousa)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover