13/11/12

Ciência e Tecnologia - Novo método de transmissão de sinais de vídeo pretende revolucionar wi-fi!

Grande vencedor propõe uma melhor utilização da largura de banda (Imagem: Streamolico)

«Novo método de transmissão de sinais de vídeo pretende revolucionar wi-fi

Concurso Nacional Inovação BES destaca projectos da UMinho e UPorto

Grande vencedor propõe uma melhor utilização da largura de banda. (Imagem: Streamolico)
A 8ª edição do Concurso Nacional de Inovação BES atribuiu prémios a quatro projectos inovadores entre os 110 apresentados. Três das distinções têm o selo da Universidade do Minho (UMinho) e a quarta tem o da Universidade do Porto (UPorto), cuja cerimónia decorreu esta segunda-feira em Lisboa e contou com o secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira. A academia minhota já tinha ganho o Grande Prémio BES em 2010 e 2011. A cerimónia de entrega foi ontem, em Lisboa.

Na categoria Clean Tech & Processos Industriais destacou-se o NanoPurifying System, o primeiro sistema a conseguir tratar e descontaminar ar à escala industrial. O projecto é uma parceria da OCRAMclima e da UMinho, coordenado pelo professor Amaral Nunes, do Departamento de Engenharia Mecânica. A inovação destina-se quer a unidades de tratamento de ar como para uso comercial.

No sector de Recursos Naturais & Alimentação venceu o trabalho PNA-FISH, uma técnica inédita de diagnóstico rápido de microrganismos com base na utilização de ácidos nucleicos. Foi criado pela Biomode, uma ‘spin-off’ nascida no Departamento de Engenharia Biológica da UMinho, que pretende comercializar métodos de diagnóstico moleculares baseados naquela tecnologia, com aplicabilidade ao nível agro-alimentar e clínico.

Na rubrica Tecnologias da Saúde e Biotecnologia foi eleito o Porto Knee Testing Device (PKTD), um dispositivo médico que promete revolucionar a avaliação das lesões nos joelhos dos desportistas, com ressonância magnética e TAC dinâmicos. É desenvolvido pela Clínica Espregueira-Mendes com a parceria do Grupo 3B’s - Biomateriais, Biomiméticos e Biodegradáveis da UMinho.

O júri elegeu como grande vencedor um novo método de transmissão de sinais de vídeo de alta qualidade, sem fios e em tempo real. A solução desenvolvida pela Streambolico, uma ‘spin off’ do Instituto de Telecomunicações e da UPorto, permite uma melhor utilização da largura de banda e traduz-se num incremento da qualidade de imagem para o utilizador dos pontos de internet Wi-Fi.

Os trabalhos apresentados mostram "a grande qualidade da ciência que se faz em Portugal e a preocupação que já existe em valorizar economicamente o conhecimento", considera Manuel Cancela d'Abreu, vice-reitor da Universidade de Évora, um dos membros do júri. Em causa está uma iniciativa que "contribui para o desenvolvimento do país", revela, por seu lado, Celestino Almeida, director da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e membro do Júri.

Oito edições e critérios de selecção

Em oito edições, foram apresentados 1336 projectos e atribuídos 2,670 milhões de euros em prémios aos 42 projectos vencedores. Dirigido a pequenas e micro empresas, investigadores e inventores independentes, o concurso tem como principais factores de diferenciação, face a outras iniciativas em Portugal, a existência de categorias sectoriais, implicando uma aplicação concreta a um sector empresarial, bem como um alargado leque de parcerias e a elevada representatividade do meio científico português.

As candidaturas são sujeitas a um processo de avaliação e selecção envolvendo critérios como a excelência científica e o carácter inovador do projecto (35 por cento), o impacto potencial dos resultados na competitividade empresarial (45 por cento) e a credibilidade da empresa, instituição de I&D, ou inventor (20 por cento).

O Concurso Nacional de Inovação BES é uma iniciativa em que se divulgam e premeiam projectos de investigação aplicados a sectores críticos para o futuro da economia portuguesa, tais como Energias Renováveis, Saúde, Processos Industriais, entre outros. Seleccionados em função do seu carácter inovador e do seu grau de excelência científica, cada um dos prémios por área de actividade tem um valor total de 60 mil euros, subdividido em três componentes distintas: Clean Tech & Processos Industriais, Tecnologias da Saúde e Biotecnologia, Tecnologias de Informação e Serviços, e Recursos Naturais & Alimentação.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56187&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover