16/11/12

Ambiente e Ecologia - Investigadores determinam modelos de alteração climática mais precisos!

Medição da humidade relativa em nuvens das regiões subtropicais foi método usado

«Temperatura média poderá aumentar perto de 4,5 graus Celsius

Investigadores determinam modelos de alteração climática mais precisos.

Uma equipa de investigadores norte-americanos, do Centro Nacional de Investigação Atmosférica, em Boulder (Colorado, EUA), encontrou uma forma de determinar modelos de mudança climática mais precisos. Segundo o método de análise dos cientistas, ainda este século, a temperatura média poderá aumentar perto de 4,5 graus Celsius. e considera que os aviões influenciam as alterações meteorológicas em zonas de maior tráfego. O estudo vem publicado na revista «Science».

O trabalho de John Fasullo e Kevin Trenberth centrou-se na análise da humidade relativa em regiões subtropicais, medindo as nuvens – consideradas por estes, um elemento-chave para estudar o aquecimento global. As nuvens são claras e por isso reflectem a luz solar e o vapor de água nelas contidas é um poderoso gás do efeito estufa, podendo gerar aquecimento.

Para o estudo, a equipa estudou imagens de canais nas nuvens registadas por satélites, recorrendo a modelos computadorizados de previsão meteorológica, para simular o seu crescimento e evolução. Tudo indica que camadas de nuvens extremamente frias podem ser encontradas num raio de 100 quilómetros que rodeia os grandes aeroportos do mundo.

Por norma, os modelos de computador têm dificuldade em lidar com as nuvens e seu papel na evolução do clima e alguns parecem sugerir que, nos próximos cem anos, haverá um aumento da temperatura média da ordem de 4,5 graus Celsius, outros, mais modestos, prevêem uma variação de 1,5 grau Celsius.

E foi por isso que Fasullo e Trenberth decidiram estudar a humidade relativa do ar – já que existe uma ligação entre esta e a formação de nuvens –, sobretudo nas regiões subtropicais, em geral mais secas, porque os dados que lhe dizem respeito são obtidos com confiança a partir de satélites e assim, é possível comparar as previsões com observações reais.

Segundo os resultados dos investigadores, tudo indica que os modelos mais correctos são precisamente aqueles que prevêem mudanças mais fortes, da ordem de 4,5º C. o estudo permitiu-lhes perceber ainda que muitos dos grandes aeroportos possuem uma camada de nuvens baixas durante o inverno – o que pode levar à retirada do gelo dos aviões com mais frequência.

As nuvens com canais, induzidas pelos aviões, foram documentadas durante décadas e frequentemente atribuídas ao lançamento de foguetes, etc., mas não acreditam que tenha influencia nas alterações climáticas.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56230&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover