22/11/12

Amarante - Recentemente, o município estabeleceu contratos de comodato com mais duas juntas de freguesia, as de Aboim e Vila Garcia, para a utilização, respetivamente, das escolas de Portela e Igreja!


Sample Image

«Amarante cede escolas para atividades públicas

Decorrente do processo de encerramento de escolas do 1º ciclo, a Câmara Municipal de Amarante tem vindo a procurar que os edifícios tenham uma reocupação rápida, tendo em vista evitar que entrem em processo de degradação. Nesse sentido, tem privilegiado a sua ocupação por parte de instituições que desenvolvam atividades de interesse associativo ou público, optando-se pela alienação apenas quando tal não é possível.

Recentemente, o município estabeleceu contratos de comodato com mais duas juntas de freguesia, as de Aboim e Vila Garcia, para a utilização, respetivamente, das escolas de Portela e Igreja. No primeiro caso, o objetivo é deslocar para ali os serviços da autarquia e instalar um pequeno auditório e, no segundo, pretende-se criar um espaço de convívio, instalar uma biblioteca e disponibilizar espaço para exposição de produtos locais.

Na ausência de candidaturas, a Câmara tem procedido à alienação, em hasta pública, dos edifícios, tendo recentemente deliberado no sentido de serem colocados à venda os edifícios das escolas de S. Veríssimo, S. Brás e Freitas.

O encerramento de escolas do 1º ciclo do ensino básico deve-se à construção de Centros Escolares (CE), onde são oferecidas às crianças condições otimizadas de aprendizagem. No início do presente ano letivo, o município de Amarante inaugurou três destes equipamentos: os CE Amadeo de Souza-Cardoso, Luis van Zeller de Macedo e Ilídio Sardoeira» in http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=17430&Itemid=32

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover