20/10/12

Taça de Portugal - Santa Eulália 0 vs F.C. do Porto 1 - Dragões sem chama, quase que fizeram brilhar os Eulalenses!

Dragões vencem, mas sem direito a passeio

«DANILO "COLORIU" A FESTA DA TAÇA


O FC Porto venceu este sábado o Santa Eulália, por 1-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, disputado em Vizela. O tento foi de Danilo, num encontro em que os Dragões alinharam com uma equipa bastante jovem. Numa localidade que não costuma ser visitada pelos grandes clubes, sentiu-se uma atmosfera especial: o estádio esteve cheio, com muitos portistas, e até houve fanfarra.

No Estádio do FC Vizela, defrontavam-se duas equipas que ainda não tinham perdido em jogos oficiais, mas que estão enquadradas em realidades bem diferentes. Enquanto o FC Porto está no topo do futebol europeu, o Santa Eulália, fundado em 1978, está na III Divisão, após ter ganho a Divisão de Honra da AF Braga, na temporada transacta. Esta foi, de resto, a primeira vez em que os estreantes na III Divisão chegaram à terceira eliminatória da Taça.

O Santa Eulália apresentou um “onze” aguerrido, que criou muitas dificuldades aos azuis e brancos e deixou uma boa imagem do futebol das divisões inferiores. Na primeira parte, os eulalenses apenas subiram à grande área contrária por duas ou três vezes, sem conseguirem incomodar Fabiano. No entanto, no segundo tempo, aventuraram-se mais no ataque, tendo até ficado perto do empate nos últimos segundos, no único remate que efectuaram com real perigo.

Ao longo dos primeiros 45 minutos, os avançados portistas procuraram contornar a defesa eulalense com o futebol de troca de bola típico do FC Porto. Kleber e Iturbe tentaram primeiro, mas os remates “embateram” em São Bento. O domínio dos Dragões foi-se avolumando, até que Danilo, aos 31 minutos, subiu no terreno, flectiu para o meio e rematou ainda de fora da área, concretizando o 1-0. O lateral brasileiro esteve perto de bisar noutro “tiro”, cinco minutos depois, mas a melhor oportunidade para alargar a vantagem até ao intervalo surgiu aos 38 minutos, com Kleber a rematar à figura do guardião, após combinação com Atsu.

Apesar do maior atrevimento eulalense na segunda parte, o FC Porto nunca deixou de comandar a partida, com naturalidade. Aos 61 minutos, Vítor Pereira tentou imprimir nova vivacidade à equipa: Miguel entrou para lateral-direito, fazendo Danilo avançar para o meio-campo, enquanto Mangala passou para lateral-esquerdo e Varela posicionou-se nas costas do ponta-de-lança Kleber.

O segundo golo esteve muito perto de suceder aos 68 minutos, quando Atsu encontrou espaço na grande área e rematou à barra da baliza do Santa Eulália. Pouco depois, entrou ainda em campo Sebá, jogador do FC Porto B, para o lugar de Iturbe. O brasileiro estreou-se com a camisola portista em encontros oficiais, assim como Fabiano, Quiño e Abdoulaye. No banco ficou sentado um trio de luxo: Lucho, James e Fernando.

Aos 88 minutos, Kleber ficou cara a cara com São Bento e quase fazia o 0-2, que acabou por não surgir. Há que reconhecer que a segunda parte portista foi inferior à primeira: o FC Porto não pôs sobre o relvado a intensidade de jogo habitual, o que terá sucedido, em grande parte, devido ao facto de ter alinhado uma equipa muito jovem e pouco rotinada.

FICHA DE JOGO

Santa Eulália-FC Porto, 0-1

Taça de Portugal, terceira eliminatória
20 de Outubro de 2012
Estádio do FC Vizela, em Vizela
Assistência: cerca de 6.000 espectadores

Árbitro: Rui Costa (Porto)
Assistentes: Nuno Manso e Bruno Rodrigues
Quarto árbitro: Ivan Vigário

SANTA EULÁLIA: São Bento; Inácio, Basílio, Filipe Alves e Armando; Hélio, Rui Costa, André Cunha e Nélson (cap.); Carlitos e Zézé
Substituições: Filipe Alves por Benício (65m), Carlitos por Tiago Monteiro (74m) e Zézé por Filipe Magalhães (80m)
Não utilizados: Espinha, Chico, André Monteiro e Tiago
Treinador: João Fernando

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Abdoulaye, Mangala e Quiño; Rolando, Castro (cap.) e Kelvin; Atsu, Kleber e Iturbe
Substituições: Kelvin por Miguel Lopes (61m), Quiño por Varela (61m) e Iturbe por Sebá (72m)
Não utilizados: Kadú, Lucho, James e Fernando
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcador: Danilo (31m)
Cartões amarelos: nada a registar
Cartões vermelhos: nada a registar» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futsantaeulaliafcpcro_201012_71335.asp



2012.10.20 (14h30) - Santa Eulalia 0-1 FC Porto (Taça de Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover