28/10/12

Liga ZON Sagres: Estoril 1 vs F.C. do Porto 2 - No jogo 1000 do Presidente Pinto da Costa, dragões dão prenda de raça na Amoreira!



«Jackson resolve problemas do Dragão na Amoreira

O FC Porto venceu esta noite o Estoril, por 2-1, e recuperou o primeiro lugar da Liga, onde segue com os mesmos pontos que o Benfica. Os dragões estiveram a perder, mas Varela e Jackson Martinez assinaram a reviravolta.

Determinação, inteligência e o instinto de Jackson Martinez foram os segredos por trás da vitória do FC Porto sobre o Estoril, por 2-1, num terreno historicamente difícil para a equipa portista. Os dragões anularam a vantagem ontem criada pelo Benfica em Barcelos e estão assim de volta ao primeiro lugar da Liga, em igualdade com os encarnados.

Sem vencer há mais de um mês para o campeonato, o técnico Marco Silva deixou os habituais titulares Luís Leal e Carlos Eduardo no banco de suplentes, mas a estratégia dos canarinhos até foi bem sucedida no primeiro tempo. Embora os bicampeões tenham entrado a mandar no jogo e a criar perigo, o Estoril não se inibiu e respondeu com astúcia. 

A surpresa aos dragões foi consumada aos 9 minutos, com Steven Vitória a fazer o golo na sequência de uma recarga a um cabeceamento de Licá ao poste, após um canto. A defesa dos dragões ficou a ver jogar e os canarinhos souberam aproveitar ‘a deixa’.

Contudo, o golo sofrido não mudou significativamente o rumo do jogo. O FC Porto pressionava e estava perto do golo, apesar de algumas oscilações no meio-campo, com João Moutinho e Lucho a demorarem a aparecer para ajudar o ataque, onde Varela, James e Jackson criavam bastantes problemas. Até Danilo esteve próximo de marcar, mas o desvio a um metro da baliza esbarrou no poste, para desespero de Vítor Pereira.

Na segunda parte, os 4934 espetadores – tanto estorilistas, como portistas – esperavam a reação do FC Porto. Com efeito, os bicampeões não faltaram à chamada. A dinâmica renovada no meio-campo fechou os caminhos ao anfitrião, que foi recuando cada vez mais até ao destino que se começava a adivinhar. 

Em apenas três minutos, entre os 57 e os 59, Varela e Jackson sentenciaram a reviravolta. No tento de empate, os dois jogadores inverteram os papéis, com o ponta de lança a cruzar para o cabeceamento de Varela. Já no 2-1, o goleador colombiano respondeu da melhor forma a um livre de João Moutinho. Foi o sexto golo de Jackson Martinez no campeonato, confirmando uma vez mais a sua categoria… e que começa a ser um caso sério de eficácia.

Perante a reviravolta, Marco Silva mexeu na equipa e lançou Luís Leal e Carlos Eduardo. O Estoril voltou a crescer um pouco e tentou ameaçar a baliza de Helton, mas o guardião brasileiro soube resolver os problemas com tranquilidade. 

Vítor Pereira também refrescou a equipa com Atsu e Defour e deu ainda para estrear Rolando esta época no campeonato, ao entrar aos 86’ para o lugar de James. O resultado de 2-1 não mais se alterou, com o FC Porto a somar a quinta vitória em sete jornadas. Um triunfo só possível com o empenhamento e solidez dos dragões face a uma boa réplica do Estoril.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2012/10/28/varela_e_jackson_d_o_vit_ria_ao_.html


(7ª Jornada: Resumo Estoril 1-2 FC Porto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover