15/10/12

Desporto Futebol - Treinadora Helena Costa aceitou o convite para orientar a seleção feminina de futebol do Irão e parte já na próxima semana, "para ganhar", disse ao Expresso!



«Portuguesa vai treinar seleção de futebol do Irão

Treinadora Helena Costa aceitou o convite para orientar a seleção feminina de futebol do Irão e parte já na próxima semana, "para ganhar", disse ao Expresso.

A face mais visível do futebol nacional emigrado no Irão até pode ser Toni - depois da publicação de um vídeo que fez as delícias das redes sociais -, mas o topo da modalidade no país pertence a outros dois portugueses. Na seleção masculina, Carlos Queiroz é o líder desde 2011 e, a partir da próxima semana, a seleção feminina estará entregue a Helena Costa.

A treinadora portuguesa de 34 anos não é uma estranha no Médio Oriente, uma vez que passou os últimos dois anos e meio a orientar a seleção feminina do Qatar. Quando há três meses regressou a Portugal, depois de não ter aceitado a proposta de renovação da federação qatari, foi surpreendida com a proposta do Irão.

"Tive algumas propostas na Europa mas em termos competitivos o Irão era claramente um desafio muito maior", explicou a treinadora ao Expresso, depois de já ter assinado contrato por um ano, para orientar a seleção AA e coordenar todo o futebol do país, nomeadamente os campeonatos nacionais, as seleções sub-13, sub-14, sub-16, sub-19 e a seleção olímpica e a formação de treinadoras.

"Saí do Qatar à procura disto, porque queria algo mais competitivo e mais aliciante em termos desportivos. E é mais um teste a mim mesma", confessou, quando já pensa em preparar o apuramento para a Taça da Ásia, a primeira grande competição em que participará com a equipa.

O Irão encontra-se em 54º lugar do ranking mundial feminino da FIFA, oito lugares atrás da seleção portuguesa, que é orientada por António Violante. Até hoje, as duas seleções nunca se defrontaram. O Qatar, por outro lado, estava na cauda da tabela, com centenas de seleções à frente.

"Vou é para ganhar, o resto é conversa"

Apesar da imagem negativa do país de Mahmoud Ahmadinejad na Europa, Helena Costa não teme a mudança e ficou muito agradada quando visitou o Irão pela primeira vez. "Claro que o momento político me preocupa, mas já no Qatar também me preocupava, portanto não vou parar a minha vida por isso", sentencia.

"A ideia que tinha do país é muito diferente da realidade. Socialmente as pessoas são muito afáveis e gostei muito da sua forma de estar e da competência que encontrei. Desportivamente ainda mais, porque há uma academia de topo para as seleções nacionais", conta, acrescentando que também trocou impressões com alguns dos portugueses no país, como Toni, treinador do Traktor, José Costa, treinador do Sanat Naft, e Daniel Gaspar, treinador dos guarda-redes da seleção masculina do Irão.

A cultura muçulmana também não intimida a técnica, que já sabe que enquanto estiver no país terá de andar quase sempre com o cabelo tapado. "Isso não me incomoda. Até já arranjei alternativas ao lenço, como boinas (risos). É uma questão de adaptação. Vou é para ganhar, o resto é conversa".

Antes de ter sido selecionadora do Qatar, Helena Costa era treinadora no Sport Lisboa e Benfica e prospetora do futebol profissional masculino dos escoceses do Celtic. A técnica também foi campeã nacional feminina em Portugal pelo 1.º Dezembro e pelo Odivelas FC.» in http://expresso.sapo.pt/portuguesa-vai-treinar-selecao-de-futebol-do-irao=f759696#ixzz29Mo5Zddr

(Reportagem alemã com Helena Costa, seleccionadora do Qatar)

(Helena Costa felicita Odivelas.wordpress)

(Helena Costa Selecionadora Qatar)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover