19/09/12

Liga dos Campeões: Dinamo de Zagreb 0 vs F.C. do Porto 2 - Dragões vencem em Zagreb, um feito inédito entre equipas Portuguesas, no dia da morte do Pai de Lucho!



«ENTRADA COM PÉ DIREITO NA CHAMPIONS

Em competições curtas, um bom arranque é fundamental para uma carreira de sucesso. Numa prova exigente como a Champions League, ainda mais. Por isso, o FC Porto tem razões para sorrir, depois de ter triunfado esta terça-feira no terreno do Dínamo de Zagreb (2-0), um feito inédito entre equipas portuguesas. Lucho e Defour fizeram os golos, nesta primeira jornada do grupo A.

O FC Porto “pegou” no jogo desde o primeiro minuto, dominando a posse de bola (62 por cento na primeira parte) e procurando trocá-la com alguma rapidez, para encontrar brechas na densa defesa croata. Os Dragões recuperaram algumas bolas junto à zona defensiva dos croatas, mas tiveram dificuldades em criar lances iminentes de golo.

Aos 41 minutos, Jackson Martínez teve uma oportunidade flagrante de golo, após ganhar a bola ao guarda-redes Kelava, mas o lance perdeu-se depois do colombiano se “embrulhar” com Vida. Fica a ideia de ter havido falta para grande-penalidade, mas o lance continuou e haveria de dar origem ao primeiro golo do FC Porto. Alex Sandro e Varela combinaram bem na esquerda, Kelava defendeu para a frente e Lucho foi o primeiro a acorrer ao ressalto. A vantagem era nesta altura mais do que merecida.

Na primeira metade do segundo tempo, não foi visível qualquer reacção da equipa da casa. Pelo contrário, foram os Dragões a criar perigo, quando Lucho, junto à linha de fundo, quase servia Jackson, aos 48 minutos. O Dínamo de Zagreb só deu um ar da sua graça aos 62 minutos, através de um pontapé de canto, em que Helton evitou o golo de Tonel. Na resposta a este lance, o guarda-redes lançou James, que, com um remate poderoso, de fora da área, obrigou Kelava a uma grande defesa.

Nos últimos 20 minutos, a equipa de Zagreb tentou pressionar mais à frente no terreno e Carrasco esteve perto do empate, aos 78 minutos, mas Helton reagiu rapidamente ao remate. Foi o último fogacho da formação da casa, já que os azuis e brancos voltaram a tomar conta do encontro e criaram três perigosos lances de ataque. Kleber, aos 79 minutos, isolado de novo por Helton, atirou ao lado; aos 85, Atsu aproveitou uma das muitas perdas de bola do adversário na primeira fase de construção, mas encontrou Kelava pela frente; porém, foi Defour, já em tempo de compensação, a fazer o 2-0, picando a bola sobre o guardião.

Na véspera, em conferência de imprensa, Vítor Pereira tinha dito que os jogos europeus põem novos problemas à equipa, face aos duelos nacionais. Os Dragões venceram controlando o adversário e tendo noção dos diferentes períodos do jogo. Na próxima jornada da Champions (3 de Outubro), o desafio será bem diferente, com a recepção ao Paris Saint-Germain.

FICHA DE JOGO

Dínamo de Zagreb-FC Porto, 0-2
UEFA Champions League, grupo A
18 de Setembro de 2012
Estádio Maksimir, em Zagreb

Árbitro: Daniele Orsato (itália)
Assistentes: Elenito di Liberatore e Massimiliano Grilli
Árbitros assistentes adicionais: Paolo Valeri e Paolo Silvio Mazzoleni
Quarto árbitro: Luca Maggiani

DÍNAMO DE ZAGREB: Kelava (cap.); Vida, Tonel, Šimunic e Pivaric; Calello, Ademi e Brozovic; Rukavina, Sammir e Cop
Substituições: Ademi por Beqiraj (58m), Rukavina por Carrasco (67m) e Calello por Kovacic (80m)
Não utilizados: Mitrovic, Ibáñez, Vrsaljko e Alispahic
Treinador: Ante Cacic

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Defour, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Varela por Atsu (72m), Jackson por Kleber (78m) e James por Mangala (88m) Não utilizados: Fabiano, Danilo, Castro e Iturbe
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Lucho (41m) e Defour (92m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futdinamozagrebfcpcro_180912_70752.asp

«Lucho marca no dia em que o pai morre 

 O pai do médio argentino faleceu horas antes do jogo em Zagreb. Lucho González entrou em campo, esta terça-feira, na capital croata sabendo que o seu pai tinha falecido durante a tarde da primeira jornada do Grupo A da Liga dos Campeões.

Mesmo assim, o médio argentino decidiu responder às ordens de Vítor Pereira e entrou em campo. O FC Portos partilhou a notícia à imprensa após o desafio em que o FC Porto venceu por 0-2, com Lucho a marcar o primeiro golo. 

O médio argentino marcou aos 41 minutos e por isso é que levantou os dedos em direção ao céu nos festejos do golo.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_dos_campeoes/artigo/2012/09/18/lucho_marca_no_dia_em_que_o_pai_.html
----------------------------------------------------------------------------------------
Um golo pleno de sentimento, de "El Comandante", um verdadeiro Dragão!
Que o teu Pai descanse em Paz Campeão, de nós a solidariedade, os sentimentos e a gratidão!


(Resumo de um jogo em que só deu Porto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover