12/09/12

Energia - Dois estudos publicados esta semana afirmam que as turbinas eólicas são suficientes para suprir toda a procura de energia do Planeta!

Eólicas poderiam suprir toda a procura de energia do Planeta

«Eólicas poderiam suprir toda a procura de energia do Planeta
Publicado em 11 de Setembro de 2012.

Dois estudos publicados esta semana afirmam que as turbinas eólicas são suficientes para suprir toda a procura de energia do Planeta. Tudo sem produzir um impacto ambiental significativo.

Para tal, os cientistas calcularam o potencial teórico do vento em todo o mundo e consideraram os efeitos que a instalação de milhões de turbinas provocaria sobre as temperaturas, unidade e circulação atmosférica.

Um dos estudos chama-se Saturation Wind Power Potential and its Implications for Wind Energy foi publicado no periódico PNAS, do Instituto Nacional de Ciências dos Estados Unidos. “A energia eólica é segura do ponto de vista climático”, explicou Cristina Archer, da Universidade de Delaware, Estados Unidos, co-autora do estudo.

Segundo o relatório, não existe nenhum impedimento para multiplicar em várias vezes a produção de energia do mundo. Antes mesmo de atingir um possível ponto de saturação, as necessidades energéticas da Terra já estarão suprimidas.

A outra pesquisa, conduzida por cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, também nos Estados Unidos, chega a conclusões semelhantes, embora afirme que a instalação de tantas turbinas poderá causar alguns impactos no clima.

Este estudo, denominado Geophysical Limits to Global Wind Power e publicado no periódico Nature Clima Change, explica que as turbinas eólicas conseguiriam produzir pelo menos 400 triliões de watts (ou 400 TW). 

Ainda assim, esta equipa de investigadores duvida da total ausência de impacto ambiental, ainda que confirme que estes serão bem menores que os causados pela queima de combustíveis fósseis.» in http://greensavers.sapo.pt/2012/09/11/eolicas-poderiam-suprir-toda-a-procura-de-energia-do-planeta/


(Portugal já é segundo na energia eólica)


(EDP 4º maior operador de energia eólica)


(Eólica flutuante vai ser testada em Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover