20/09/12

Amarante Saúde - A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) admitiu ao PSD de Amarante que falta abrir concursos para compra de equipamentos do novo hospital de Amarante, concluído há quase um ano, avança a agência Lusa!



«ARS Norte promete: novo hospital de Amarante abre até ao final do ano

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) admitiu ao PSD de Amarante que falta abrir concursos para compra de equipamentos do novo hospital de Amarante, concluído há quase um ano, avança a agência Lusa.

Segundo José Luís Gaspar, presidente da concelhia social-democrata, a administração do hospital ainda aguarda autorização do Governo para se avançar com o lançamento de novos concursos.

O dirigente, que também é o primeiro vereador do PSD na autarquia de Amarante, de maioria socialista, reuniu-se esta semana, no Porto, com responsáveis da ARS-N.

Segundo Gaspar, foi-lhe garantido que o hospital abrirá “praticamente na totalidade” até ao final deste ano e que vai ser cumprida a programação funcional da unidade hospitalar.

A Lusa tentou, nas últimas semanas, sem sucesso, esclarecimentos sobre o novo hospital de Amarante junto da ARS-N e do Ministério da Saúde.

Os sucessivos atrasos na abertura do hospital deveram-se, de acordo com informação da tutela transmitida agora ao líder do PSD de Amarante, a questões que tiveram a ver com a reprogramação de fundos do QREN.

“Pelo que me disseram, essa fase já foi ultrapassada. Falta só o aval do Governo”, explicou, em declarações à Lusa.

Questionado sobre se acredita mesmo na abertura do equipamento até ao final do ano, atendendo que os sucessivos prazos não têm sido cumpridos, o vereador admitiu estar receoso.

“Quero acreditar que vai abrir, mas na conjuntura política actual qualquer cidadão tem alguma desconfiança em relação a estes processos”, afirmou.

No dia 07, o presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu (PS) deu um prazo de duas semanas para o Governo explicar a razão de o novo hospital, um investimento de 30 milhões de euros, não abrir, apesar de estar pronto “há quase um ano”.

“Se não obtiver resposta, vou tomar uma posição muito forte”, prometeu, em declarações à Agência Lusa.

O autarca recordou os sucessivos atrasos na obra e o facto de, em Maio, ter aberto a consulta externa de psiquiatria no novo hospital, com a promessa de que, até Setembro, entrariam em funcionamento as demais valências.

“Pelo que sei, nem sequer abriram concurso para o equipamento e terão perdido já fundos comunitários”, disse o edil, perguntando:

“Quem vai assumir a responsabilidade do que se está a passar?”

Armindo Abreu diz-se também “enganado” neste processo, nomeadamente no acordo que fez em 2006 com o Governo, qualificando a postura da actual tutela da saúde como “inadmissível”.

O edil reafirmou que se a programação funcional prevista para o novo hospital não for cumprida exigirá ao Governo a devolução dos 750 mil euros investidos pelo município.

O presidente da câmara refere-se ao investimento da autarquia na aquisição dos terrenos e na construção dos acessos ao hospital.» in http://www.rcmpharma.com/actualidade/politica-de-saude/20-09-12/ars-norte-promete-novo-hospital-de-amarante-abre-ate-ao-final
----------------------------------------------------------------------------------------
O problema orçamental não foi previsto pelos irresponsáveis que nos governaram antes... agora a Troika diz-nos como é...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover