16/09/12

Amarante Ciclismo - Movimento nas ruas, hotéis esgotados, cafés e restaurantes lotados são alguns dos aspectos positivos que a prova de BTT “Douro Bike Race” está a gerar no concelho de Amarante!






(Douro Byke Race)

«Impacto positivo da Douro Bike Race, em Amarante, já se faz sentir 


Movimento nas ruas, hotéis esgotados, cafés e restaurantes lotados são alguns dos aspectos positivos que a prova de BTT “Douro Bike Race” está a gerar no concelho de Amarante. 

São cerca de 1000 as pessoas que, até domingo, circulam pela cidade e trazem ainda mais vida às ruas. A prova ainda vai no segundo dia, mas o impacto da Douro Bike Race (DBR), em Amarante, já se faz sentir. Hotéis esgotados, restaurantes e cafés lotados e as ruas com muito movimento são apenas alguns dos aspectos positivos que a maior prova de BTT do país está a trazer à cidade. 

São mais de 600 os atletas inscritos na DBR, dos quais cem são estrangeiros e originários de dez países diferentes. Juntamente com estes participantes, chegaram também à cidade os respectivos acompanhantes, sendo que, no total, Amarante acolhe, por estes dias, cerca de 1000 pessoas. 

Os empresários da cidade mostram-se “bastante agradados” com este movimento trazido pela prova e são muitos os amarantinos que saem às ruas para ver a saída e a chegada do pelotão, em pleno centro histórico amarantino. Em alguns pontos da cidade, inclusive, um grupo de empresários colocou, por iniciativa própria, lonas a agradecer a realização da prova no concelho. “Feedback positivo” A organização da DBR está “muito satisfeita” com este “feedback positivo”. 

Para o director de prova, João Marinho, a alteração da “Aldeia DBR” para o Parque do Ribeirinho, bem no coração da cidade, “fez toda a diferença”, uma vez que, no ano passado, toda a logística estava num local bem mais distante. “Já imaginávamos que o impacto poderia ser este. Este ano, conseguimos concentrar todos os meios na zona central da cidade e isso permite que estas mais de 1000 pessoas desfrutem muito mais de todos os recursos. Amarante tem, por excelência, um património natural, histórico e gastronómico ímpares e capazes de cativar. E é esse mesmo feedback positivo que estamos a receber, em permanência”, contou João Marinho. Também para o coordenador geral, José Silva, o impacto positivo na cidade é bem evidente. “Não há dúvida de que a cidade, por estes dias, está com muito mais movimento. 

E, para além de a DBR possibilitar aos entusiastas do BTT pedalarem pelos melhores trilhos das Serras do Marão, Alvão e Aboboreira, permite também que usufruam de tudo o que a cidade de Amarante tem para lhes oferecer. Uma paisagem natural bonita; uma óptima gastronomia; pessoas acolhedoras, enfim, um conjunto de factores muito positivos. É bem visível que este movimento gerado pela DBR está a trazer benefícios para a hotelaria, restauração e para o comércio, o que nos deixa muito satisfeitos”, assegurou José Silva. A DBR em números A dimensão da DBR é também traduzida pelos números que compõem toda a logística. 

A “Aldeia DBR”, onde se concentram todos os meios, tem, no total, cerca de 10 mil metros quadrados. Para assegurar a realização do evento, são cerca de 90 as pessoas que integram o staff e que contam, ainda, com a colaboração de mais 20 elementos da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP); 15 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) e 10 escuteiros. Relativamente aos mantimentos, os números são consideráveis, com, por exemplo, cerca de uma tonelada de fruta a ser consumida pelos atletas; aproximadamente 800 litros de água; 1800 litros de Coca-Cola e 900 litros de Powerade. 

Um helicóptero assegura as filmagens e as fotografias, juntamente com mais seis fotógrafos, no terreno. Responsabilidade social e ambiental Números à parte, a DBR não é somente um evento desportivo, pois é também um projecto vincado na responsabilidade social e ambiental a diversos níveis. Esta prova serve também para promover e apoiar uma associação humanitária do Vale do Tâmega – “A Terra dos Homens”. Funciona como um centro de acolhimento temporário de crianças e jovens em risco. 

É uma instituição pública de Solidariedade Social sem fins lucrativos. Acolhe crianças e jovens dos 0 aos 12 anos, de ambos os sexos. “Convidamos todos os participantes da DBR a envolverem-se com este importante projecto”, referiu o director de prova, João Marinho. As principais necessidades desta associação são os brinquedos novos ou seminovos; produtos alimentares embalados ou enlatados; produtos de higiene e também roupa para crianças dos 0 aos 12 anos, em bom estado. 

Para além da parte social, a DBR tem também presente a responsabilidade ambiental. “Os participantes, na DBR, não vão deixar apenas o rasto dos pneus nos trilhos. Cada um deles, no evento, significará uma árvore plantada numa das três Serras – Marão, Alvão e Aboboreira. A área será escolhida pelas entidades competentes, como a Autoridade Florestal Nacional - Direcção Regional das Florestas do Norte”, explicou o coordenador geral, José Silva. No acto de inscrição, é apresentada uma lista de espécies florestais adaptadas à região (carvalho Português, medronheiro, azevinho, pinheiro bravo, entre outros) que os participantes poderão escolher. 

"A organização da DBR encarrega-se, depois, de plantar as espécies escolhidas, após o evento”, assegurou José Silva. Um projecto inédito que envolve desde os participantes, aos organismos institucionais, às juntas de freguesia e respectivos baldios.» in http://www.dourobikerace.com/
---------------------------------------------------------------------------------
Eis um grande acontecimento desportivo para Amarante. Poucos eventos desportivos têm a capacidade de divulgar a beleza do nosso concelho como este. Muitos parabéns à organização e a todos que de alguma forma contribuíram para este espetacular evento desportivo! São estes eventos como este que contribuem para uma Amarante melhor e maior!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover