13/08/12

Sismologia - A Marinha da Nova Zelândia anunciou que uma enorme massa de rochas vulcânicas flutua à deriva no Oceano Pacífico!

Massa rochosa não deverá afectar navios (Imagem: NZA)

«Massa de rochas vulcânicas flutua à deriva no Oceano Pacífico

A Marinha da Nova Zelândia anunciou que uma enorme massa de rochas vulcânicas flutua à deriva no Oceano Pacífico. A massa rochosa provém de um vulcão submarino e não deve constituir nenhum perigo para os navios, refere ainda.

Os investigadores defendem que o fenómeno não está relacionado com a intensificação da actividade vulcânica na superfície da Nova Zelândia esta semana. As rochas foram avistadas ontem por um avião militar a cerca de mil quilómetros da costa da Nova Zelândia, próximo à Ilha Raoul – uma área com aproximadamente a extensão da Bélgica – 463 quilómetros de comprimento e 55,5 de largura.

A recente erupção de cinzas do vulcão Tongariro, adormecido há mais de um século, perturbou seriamente o tráfego aéreo no país e não terá nada a ver com o sucedido. Dezenas de aviões ficaram em terra, embora os voos internacionais não tenham sido afectados.

O vulcão Tongariro, situado na região central da ilha do norte da Nova Zelândia, entrou em erupção na passada segunda-feira, lançou rochas a até um quilómetro de altura e espalhou cinzas acima dos seis mil metros.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55171&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover