29/08/12

Política Nacional - Mais notícias do "cancro social", ou do lodaçal em que nos movemos...




«IEFP divulga oferta de emprego com nome de possível vencedor

"Outros conhecimentos: só a admitir a Vera Pereira". Esta referência era visível até à manhã desta terça-feira numa oferta de emprego para educador de infância publicada no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional. A directora de comunicação do instituto, Fátima Cerqueira, reconhece a existência de um "lapso registado no procedimento", mas afirma que "a situação identificada é perfeitamente normal".

A oferta de emprego em causa diz respeito a um lugar para educador de infância (masculino ou feminino), na freguesia de Santa Maria, concelho de Tavira, no Algarve, promovida pelo Centro Social e Paroquial Santa Maria. A proposta consiste num contrato a termo, de seis meses, com uma remuneração de 833 euros, e está inserido na medida Estímulo 2012.

Num esclarecimento enviado ao PÚBLICO, a directora de comunicação do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Fátima Cerqueira, reconhece que houve um "lapso" – o nome referido no anúncio de emprego era o nome da candidata escolhida pelo Centro Social e Paroquial Santa Maria, cujo currículo teria ainda de ser analisado pelo próprio IEFP. Só no caso de a candidata Vera Pereira reunir as condições necessárias é que o instituto permitiria a sua contratação ao abrigo da medida Estímulo 2012. Seria, portanto, apenas uma referência interna dos serviços do IEFP ao facto de o Centro Social e Paroquial Santa Maria ter manifestado a sua preferência pela candidata Vera Pereira.

"O lapso registado no procedimento foi apenas a evidência do nome da candidata desempregada apresentada pela entidade empregadora", lê-se num comunicado enviado ao PÚBLICO e assinado pela directora de comunicação do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Fátima Cerqueira.

"A situação identificada é perfeitamente normal, enquadra-se nos procedimentos previstos e estipulados para as ofertas de emprego apresentadas com o propósito de as empresas formalizarem candidaturas à medida Estímulo 2012", explica a mesma nota.

"No caso vertente, a entidade tinha identificado a pessoa desempregada a contratar, pelo que procedeu à respectiva apresentação para a oferta em questão, decorrendo o processo de aferição relativamente à candidata apresentada de reunir os requisitos de elegibilidade da medida Estímulo 2012, razão pela qual a oferta de emprego permaneceu activa no portal Net Emprego", lê-se ainda no comunicado enviado pelo IEFP.

A directora de comunicação do instituto conclui a nota reconhecendo que "não deveria ter sido evidenciado o nome da pessoa desempregada apresentada pela entidade empregadora, o que aconteceu por lapso".

Por esse motivo, o anúncio permanece online porque "os serviços do IEFP ainda não validaram se a candidata é elegível para receber os benefícios ao abrigo da medida Estímulo 2012", avança o instituto.

IEFP retirou frase polémica do anúncio

O link para a página em causa foi publicado às 00h41 desta terça-feira no site Tugaleaks.com e em vários outros sites e blogues e partilhado em redes sociais como o Facebook e o Twitter.

No momento em que o PÚBLICO acedeu ao link, pouco depois das 9h00, o anúncio continha, na área respeitante às condições, a referência "Outros conhecimentos: só a admitir a Vera Pereira", mas pouco minutos depois essa frase já tinha sido apagada. 

Contactada pelo PÚBLICO por telefone e por email enviado às 9h46, a directora de comunicação do Instituto do Emprego e Formação Profissional respondeu por email, às 11h05, que a sua equipa estava "a apurar o que se passou", remetendo para mais tarde uma nota de esclarecimento.

O caso suscitou várias reacções na Internet. Da indignação ("A podridão portuguesa") ao sentido de humor ("Bom dia! O meu nome não é Vera Pereira, mas pelo salário depressa vou ali ao cartório tratar do assunto!"), o tema está a ser um dos mais comentados pelos utilizadores portugueses do Twitter e interpretado como um exemplo de uma oferta de emprego condicionada à partida.» in http://www.publico.pt/Sociedade/iefp-divulga-oferta-de-emprego-com-nome-de-possivel-vencedor-1560716


(«SÓ ADMITIR A VERA PEREIRA»)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover