23/08/12

Espaço - Uma equipa internacional de astrónomos publicou on-line na revista Astrophysical Journal Letters, aquelas que são as primeiras evidências de que um planeta poderá ter sido devorado recentemente por uma estrela!



«Estudo oferece primeiras evidências de que uma estrela poderá ter devorado um planeta

O fenómeno protagonizado pela estrela BD+48 740, a 1800 anos-luz de distância exemplifica o que poderá acontecer aos planetas interiores do nosso Sistema Solar quando o Sol se tornar uma “gigante vermelha”, afirmou o autor principal do estudo agora publicado na revista Astrophysical Journal Letters.

Uma equipa internacional de astrónomos publicou on-line na revista Astrophysical Journal Letters, aquelas que são as primeiras evidências de que um planeta poderá ter sido devorado recentemente por uma estrela.

A descoberta foi feita por uma equipa liderada por Universidade Penn State (EUA), da Universidade Penn State (EUA), enquanto estudava, recorrendo ao Telecópio Hobby-Eberly, a BD+48 740, uma estrela a 1800 anos-luz de distância, de avançada idade e que já tinha evoluído para uma “gigante vermelha”.

No decorrer das observações da BD+48 740, houve dois aspetos que chamaram a atenção dos cientistas – a sua composição química e a órbita elíptica do único planeta associado.

Com efeito, através de análises de espetroscopia, os cientistas envolvidos no estudo detetaram que a estrela em causa era composta por uma elevada quantidade de lítio, algo que não é comum porque este elemento, que foi originado sobretudo durante o Big Bang, é facilmente destruído nas estrelas, pelo que não é invulgar a sua presença numa estrela evoluída.

Por outro lado, os investigadores estranharam encontrar um planeta de grandes dimensões (com 1,6 vezes o tamanho de Júpiter) a descrever uma órbita elíptica em torno da estrela em estudo, algo que apenas se poderia justificar apenas pela interação com outro planeta.

A ingestão, por parte da BD+48 740 de um segundo planeta que a terá orbitado, permite explicar estas duas observações. 

Com efeito, Alex Wolszczan afirma “é provável que a produção de lítio [na BD+48740, tenha sido despoletada por uma massa do tamanho de um planeta que, deslocando-se em espiral, entrou na estrela e aqueceu-a enquanto a estrela estava a digeri-lo”.

Por outro lado, a invulgar órbita elíptica será um resultado do próprio processo de consumo do planeta pela estrela, que terá conferido ao planeta que sobreviveu um impulso energético que o fez adquirir uma órbita excêntrica.

Alex Wolszczan justifica o entusiasmo por detrás da potencial comprovação da ingestão de um planeta por parte de uma estrela, afirmando que este pode ser o destino dos planetas interiores do nosso Sistema Solar quando o Sol se tornar uma gigante vermelha e se expandir até à órbita da Terra daqui a 5 mil milhões de anos.» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Estudo-oferece-primeiras-evidencias-de-que-uma-estrela-podera-ter-devorado-um-planeta?bl=1

(Giant Dying Star Caught Devouring Alien Planet)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover