20/08/12

Desporto Vela - Ricardo Diniz vai percorrer, na companhia da sua gata, cinco mil milhas para chamar à atenção para as potencialidades do oceano!



«Velejador solitário parte à "descoberta" do mar português

Ricardo Diniz vai percorrer, na companhia da sua gata, cinco mil milhas para chamar à atenção para as potencialidades do oceano.

O velejador solitário português Ricardo Diniz zarpou este sábado do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. O objetivo é percorrer toda a Zona Económica Exclusiva portuguesa, numa expedição que pode durar entre um mês a 45 dias.

A viagem tem como objetivo dar a conhecer o mar português e sensibilizar a população para a sua importância económica deste recurso natural tão valioso.

“Vou partir de Lisboa rumo ao mar português, são cinco mil milhas. Nós temos mesmo muito mar, temos uma área marítima cerca de 20 vezes superior ao território nacional, incluindo as ilhas”, afirmou Ricardo Diniz, em declarações à Renascença, antes da partida.

“É importante Portugal olhar para o mar, compreender que temos esse mar e compreender que também temos ilhas. Portanto, esta viagem tem o objetivo de mostrar a Portugal e ao mundo a real dimensão de Portugal que é mesmo, mesmo muito grande. Há etapas da viagem em que estou mais perto de Nova Iorque que de Lisboa”, sublinhou.

O velejador parte para esta aventura acompanhado apenas por uma gata, que ainda não tem nome. Ricardo Diniz desafia os ouvintes e leitores da Renascença a darem sugestões para o nome deste felino sem medo da água.

A viagem vai ser movida por uma vela com assinatura portuguesa e a cortiça utilizada no barco também é nacional. A embarcação é amiga do ambiente: tem instalados painéis solares.

A ideia de realizar esta expedição surgiu em 2004 e foi preparada ao pormenor num estaleiro, também, português.

“Primeiro, tivemos que arranjar um barco, depois tivemos que o transformar porque estava um bocadinho em mau estado quando o comprámos. Estivemos quatro meses nos estaleiros navais de Peniche, em cerca de cento e poucos dias o barco ficou completamente transformado, 20 dos dois foram a destrui-lo ainda mais para o pôr como deve ser, ao nosso jeito”, explica Ricardo Diniz.

A alimentação foi pensada por uma nutricionista, que elaborou uma dieta que vai levar o velejador português a ingerir 8.000 calorias por dia. 

A água potável é apenas para beber e cozinhar e Ricardo Diniz vai dormir apenas cerca de quatro horas por dia, 20 minutos de cada vez.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=74148


(Ricardo Diniz - Montepio Mare Nostrum)


(Fique mais próximo da natureza marítima com a Vela)


(Alargamento da plataforma continental de Portugal)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover