10/08/12

Arte Escrita - Mais do que um romancista, o escritor baiano Jorge Amado, cujo centenário do nascimento se celebra hoje, foi um pensador do Brasil e do povo brasileiro!

Jorge Amado durante o lançamento do seu livro "Tocaia Grande", em Lisboa,  a 27 de junho de 1985.

«O escritor que ajudou a construir a imagem do povo brasileiro

Mais do que um romancista, o escritor baiano Jorge Amado, cujo centenário do nascimento se celebra hoje, foi um pensador do Brasil e do povo brasileiro. Por cá, Viana do Castelo vai atribuir-lhe o nome a uma das alas da biblioteca e a uma nova rua da cidade que ele tanto amava.

"O Brasil sempre foi carente de uma filosofia própria e Jorge Amado criou as principais chaves para entender o Brasil e o seu povo", explicou à LUSA o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Muniz Sodré.

Filho de um fazendeiro de cacau, Jorge Amado conviveu desde cedo com a forte presença africana no estado da Baía, no nordeste brasileiro, cenário que influenciaria todas as suas futuras histórias.

Grande parte dos seus protagonistas são típicos representantes do povo, que revelam tradições e crenças até então pouco conhecidos pela classe média brasileira, em especial o culto afro-brasileiro conhecido como candomblé.

"Jorge Amado dá continuidade, através da literatura, à luta afirmativa de um povo e confere soberania à raça negra no Brasil"

"Os cultos afro-brasileiros como o candomblé surgem no cenário baiano para agrupar os africanos nessa situação difícil da diáspora, do sofrimento da escravidão. É um elemento que conjuga todas as várias etnias africanas [levadas para o Brasil] numa mesma tradição, que usa como estratégia da ‘família de santo', não biológica", explica Sodré.

Com as inúmeras novelas de Jorge Amado - muitas das quais protagonizadas por negros e mulatos - as crenças e tradições dos afrodescendentes foram evidenciadas como um dos paradigmas da criação do povo brasileiro, em contraposição com a cultura europeia, até então ensinada como a principal influência.

O próprio Governo brasileiro, ainda na década de 1920, entendia a mestiçagem como um fenómeno formador da sociedade nacional, mais como forma de "branqueamento" do negro, do que valorização da cultura negra.

Entre as principais caraterísticas desse paradigma afro-brasileiro, evidenciado na obra de Amado, Sodré destaca a importância do "presente" - por oposição ao futuro promissor no paraíso, prometido pela religião católica - de relações interpessoais concretas - fortes laços de amizade, vizinhança e parentesco; e da alegria face ao real.

"Não diria que o candomblé é a religião do amor, como é o catolicismo. É um culto da alegria, que não tem a ver com dar risadas, mas com aceitar o real como ele é", sintetiza Sodré.

Para o professor, toda essa crença está também inequivocamente ligada à política.

"Jorge Amado dá continuidade, através da literatura, à luta afirmativa de um povo e confere soberania à raça negra no Brasil", completa o estudioso.

Membro ativo do Partido Comunista Brasileiro (PCB) até meados da década de 1950, Jorge Amado dizia-se materialista e ateu. Era, no entanto, grande conhecer da religiosidade da população negra na Baía e foi o responsável, enquanto deputado federal, por criar a lei, ainda hoje em vigor, que garante o direito à liberdade de culto em todo o território nacional.

Amado, quase um Vianense

Jorge Amado visitou por onze vezes visitou o concelho de Viana do Castelo, que o inspirou nos seus romances.

"Foram aprovadas as duas propostas e a atribuição do nome de Jorge Amado a uma das alas da biblioteca municipal avança já. Quanto à rua, será uma nova artéria, que ainda vamos escolher, para honrar alguém que foi muito amigo de Viana do Castelo", explicou à agência Lusa o presidente da Câmara.

Segundo José Maria Costa, a atribuição do nome à ala da biblioteca municipal, desenhada pelo arquiteto Siza Vieira, será feita este mês, durante a Romaria d'Agonia, na presença do embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, convidado de honra da festa, na qual será feita uma homenagem a Jorge Amado, falecido a 6 de agosto de 2001, com 89 anos.

O escritor tornou-se num verdadeiro embaixador de Viana do Castelo, tendo mantido uma forte relação de amizade com um mestre pasteleiro da cidade, que regularmente lhe enviava o típico pão-de-ló local.

Jorge Amado fez mesmo de Manuel Natário, falecido em 2003, com 78 anos, uma personagem importante do romance "Tocaia Grande": "Capitão Natário", que descreveu como "capitão de doces e salgados, comandante do pão-de-ló, mestre do bem comer".

A memória das várias passagens do escritor pela pastelaria "Natário", fundada em 1943, ainda hoje está bem viva naquele espaço, com várias fotografias que testemunham a relação com "Manuelzinho" Natário, como era carinhosamente tratado por todos.

A última visita do escritor brasileiro a Viana do Castelo aconteceu em 1991, precisamente quando Manuel Natário foi homenageado pela autarquia.

"Jorge Amado fez questão de vir cá, pela homenagem feita ao grande amigo", recorda ainda a viúva.» in http://noticias.sapo.pt/internacional/artigo/o-escritor-que-ajudou-a-construi_4547.html


(5 Frases de Jorge Amado)


(Os 100 anos de Jorge Amado)


(100 anos de Jorge Amado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover