19/07/12

Mundo Pessoas - O criminoso de guerra nazi mais procurado do mundo, o húngaro Laszlo Csatary, de 97 anos, foi capturado esta quarta-feira em Budapeste, anunciou a procuradoria da capital húngara!

Vários jornalistas e ativistas dos direitos humanos estavam desde o início da semana à porta de uma das casas de Laszlo Csatary, em Budapeste


«Nazi mais procurado do mundo é detido em Budapeste

O criminoso de guerra nazi mais procurado do mundo, o húngaro Laszlo Csatary, de 97 anos, foi capturado esta quarta-feira em Budapeste, anunciou a procuradoria da capital húngara.

A detenção foi realizada num dos três apartamentos do criminoso, em Budapeste, informou o procurador Tibor Ibolya, em conferência de imprensa. Laszlo Csizsik-Csatary já foi interrogado por um juiz com base numa eventual acusação por "crimes de guerra" e declarou-se inocente, acrescenta a procuradoria.

"Ele nega ser o culpado dos crimes dos quais é acusado", afirmou Tibor Ibolya. "Um dos argumentos que usa em sua defesa é que estava a obedecer a ordens", explica.

O princípio da presunção de inocência e a idade do alegado criminoso podem levar o juiz a autorizar Laszlo Csatary a aguardar julgamento em casa. Nesse caso, a polícia confiscará o seu passaporte, garantiu o procurador.

Laszlo Csatary era o chefe da polícia de um bairro judeu em Kosice, na Eslováquia. Cerca de 15.700 judeus foram retirados desse bairro e depois assassinados no campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia, durante a ocupação da antiga Checoslováquia pela Alemanha nazi.


Vida em fuga

Laszlo Csatary vivia tranquilamente em Budapeste há 17 anos, sob a sua verdadeira identidade, apesar do Centro Simon Wiesenthal, sedeado em Jerusalém, ter transmitido informações sobre os seus antecedentes à justiça húngara há já vários meses.

Segundo os documentos de arquivo deste centro, Csatary tratou cruelmente os judeus de Kosice, espancando as mulheres e obrigando-as a cavar trincheiras com as mãos.

Antes de regressar a Budapeste, Csatary, condenado à morte à revelia em 1948, pela Checoslováquia, refugiou-se no Canadá - em Montreal e Toronto - onde viveu com uma identidade falsa. Em 1995, as autoridades canadianas descobriram a sua verdadeira identidade, mas o indivíduo já tinha fugido para a Hungria.

Em abril, o Centro Simon Wiesenthal, nome do célebre "caçador de nazis", um judeu austríaco que morreu em 2005 e cujas investigações permitiram a descoberta de dezenas de criminosos em todo o mundo, colocou Laszlo Csatary no topo da lista de criminosos nazis mais procurados do mundo.


Investigação jornalística


Alimentados por informações do Centro de Jerusalém, repórteres do tablóide britânico "The Sun" descobriram o paradeiro do antigo chefe da polícia. A revelação foi feita na edição de 15 de julho, no website do jornal. Csatary terá dito aos repórteres: "Eu não fiz nada, saiam daqui", antes de bater com a porta na cara dos jornalistas.» in http://noticias.sapo.pt/internacional/artigo/nazi-mais-procurado-do-mundo-e-p_4326.html 

(A vida tranquila de um criminoso de guerra)

Criminoso nazista vai ficar em prisão domiciliar na Hungria, diz advogado)

(Most-Wanted Nazi War Criminal Found in Budapest: Laszlo Csatary Tracked by Sun, Simon)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover