30/07/12

F.C. do Porto Natação - Na última jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal foram alcançados mais dois recordes nacionais absolutos e um do escalão juvenil, aumentando para onze o número de máximos nacionais obtidos na Piscina do Jamor, no final de uma época em que o FC Porto venceu a Taça de Portugal!




«A TAÇA DE PORTUGAL É AZUL E BRANCA


No final da última jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal, que decorreram na piscina do Jamor, o FC Porto assegurou a conquista da Taça de Portugal 2011/12, com 2105 pontos, seguindo-se o Sporting (1886) e o Clube Natação da Amadora (1517). É a quarta vez consecutiva que os Dragões conquistam esta competição.


A Taça de Portugal premeia os clubes que, a nível absoluto, apresentem maior consistência de resultados nas principais competições nacionais: Campeonatos Absolutos de Portugal de Piscina Curta, Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores e Campeonatos Absolutos de Portugal.


Em termos de recordes, além de dois novos máximos no escalão sénior (4x50m e 4x100m livres), a estafeta juvenil B masculina (João Ascenção, Eduardo Ramos, Jorge Nunes e Ruben Lopes) bateu o recorde nacional deste escalão nos 4x100m livres. Ainda no primeiro ano do escalão juvenil, é a terceira vez esta época que estes jovens nadadores batem recordes.» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Natacao/Noticias/noticianatacao_natjuvtacaportugal_300712_69913.asp


«Open de Portugal termina com dois recordes absolutos


ANGÉLICA ANDRÉ E PATRÍCIA CONCEIÇÃO EM DESTAQUE


Na última jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis/Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal foram alcançados mais dois recordes nacionais absolutos e um do escalão juvenil, aumentando para onze o número de máximos nacionais obtidos na Piscina do Jamor, no final de uma época em que o FC Porto venceu a Taça de Portugal.


Angélica André, que na sexta-feira já tinha melhorado o seu próprio recorde nacional dos 800 metros, voltou a brilhar, desta vez na prova mais longa da Natação, os 1500 metros livres. A internacional lusa cilindrou o seu próprio recorde e tornou-se na primeira nadadora portuguesa a baixar dos 17 minutos, ao completar a distância em 16:48.11, retirando mais de 12 segundos à marca, que era de 17:00.95 (maio de 2011). Nos 100 metros finais, a nadadora do Leixões, que desde cedo se distanciou das suas adversárias, foi incentivada por todos os nadadores e treinadores que estavam presentes na piscina, independentemente do clube.


Victoria Kaminskaya, nadadora de origem russa do Pimpões/Cimai, estabeleceu um novo máximo nacional nos 200 estilos, com o registo de 2:17.47. O anterior máximo era de 2:18.49 e pertencia a Nádia Vieira desde o Europeu de Budapeste 2010.


Nos 4x100 metros estilos, os sportinguistas João Pedro Belo, Bruno Miguel Serrano, Miguel Monteiro Cruchinho e Eduardo José Castelo tornaram-se os novos recordistas nacionais do escalão juvenis B, ao fazerem o tempo de 4:11.24, melhorando o registo de 4:11.65 obtido pelo Colégio Vasco da Gama em Agosto de 2010.


Durante os quatro dias de competição na Piscina do Jamor, foram alcançados onze recordes nacionais, quatro absolutos, por intermédio de Angélica André (800 e 1500 livres), Victoria Kaminskaya (200 estilos) e Patrícia Conceição (50 livres), dois seniores (FC Porto nos 4x50 e 4x100 livres masculinos), um de juvenis (Sporting (4x200 livres femininos), dois do escalão juvenil A (Amorense, 4x100 e 4x200 livres masculinos) e dois de juvenis B (Sporting, 4x100 estilos masculinos e FC Porto, 4x100 livres masculinos).


A nível individual, o nadador mais medalhado foi o sueco Josefin Lindkvist, com um total de nove medalhas (sete de ouro e duas de prata), seguido do sportinguista Gustavo Santa, com oito (seis de ouro e duas de prata), da sueca Henrietta Stenkvist, também com oito (seis de ouro, uma de prata e uma de bronze) e do sportinguista Alexis Santos, com nove (cinco de ouro, cinco de prata e quatro de bronze).


Em termos coletivos, a equipa vencedora foi a Seleção da Suécia, com um total de 17 medalhas (nove de ouro, cinco de prata e três de bronze). No 2.º lugar ficou a equipa gaulesa Ile de France, com 16 pódios (oito de ouro, três de prata e cinco de bronze) e no 3.º o Sporting com 20 medalhas (sete de ouro, seis de prata e sete de bronze).


No final da competição foi entregue a Taça de Portugal referente à época de 2011/2012, competição que premeia os clubes que, a nível absoluto, apresentem maior consistência de resultados nas principais competições nacionais: Campeonatos Absolutos de Portugal de Piscina Curta, Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores e Campeonatos Absolutos de Portugal.


A Taça de Portugal foi ganha pelo FC Porto, que somou 2105 pontos, seguindo-se o Sporting (1886), Amadora (1517), Náutico de Coimbra (894) e Gespaços (775).» in http://www.record.xl.pt/Modalidades/natacao/interior.aspx?content_id=770271


(Camp. Nac. Juv. Abs. 400E Fem. e 200L Mas.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover