26/07/12

Cidade do Porto - No dia 29 de Janeiro de 1975, pelas 12.35, o petroleiro Jacob Maersk, de pavilhão dinamarquês, carregado com 80.000 toneladas de petróleo proveniente do Irão, encalhou num banco de areia junto ao Porto de Leixões, em frente do Castelo do Queijo!




«O PETROLEIRO DO CASTELO DO QUEIJO - Jacob Maersk


No dia 29 de Janeiro de 1975, pelas 12.35, o petroleiro Jacob Maersk, de pavilhão dinamarquês, carregado com 80.000 toneladas de petróleo proveniente do Irão, encalhou num banco de areia junto ao Porto de Leixões, em frente do Castelo do Queijo, na freguesia de Nevogilde, na cidade do Porto.


Compilei estas fotos para tentar mostrar a dimensão do desastre ambiental ocorrido no Porto. Este acidente ainda está classificado nos 10 piores acidentes ambientais da história.


Não foi minha intenção violar qualquer direitos de autor, quer nas fotos, quer na música de fundo,


Música: Hans Zimmer - Chevaliers de Sangreal


Disclaimer: I do not own the music by Hans Zimmer.» in http://www.youtube.com/watch?v=0sY9rk27q84&feature=related



(Petroleiro Castelo do Queijo)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembro-me de em miúdo ficar sempre espantado com a grandeza deste petroleiro encalhado. Perguntava ao meu falecido Pai o que aconteceu ao navio e ele como homem de grande cultura, sempre me narrava esta história, que me deixava fascinado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover