28/07/12

Amarante Turismo - O testemunho de Erick Pessoa, que faz uma síntese brilhante sobre o que é visitar a nossa Cidade!



«Amarante Norte de Portugal

Saindo do eixo Porto - Braga, existem vários outros tesouros escondidos ao norte de Portugal. Uma cidade que tem uma belo local para se visitar é Amarante. A praça central é uma verdadeira jóia que vale visitar, tomar-se uma cerveja (ou refrigerante) apreciando a paisagem. 

Situada à 60 quilômetros do Porto, é extremamente fácil e direto chegar ao centro histórico da cidade. 

Estrategicamente situado às margens do rio Tâmega o principal ponto turístico da cidade é a igreja de São Gonçalo, na qual só é possível se chegar através da história ponte com o nome do mesmo santo.  

Eu não fiz nenhum estudo prévio sobre a cidade então quando cheguei ao centro de Amarante, a surpresa foi imensa já que a vista é cinematográfica. Com uma ponte que reza a lenda foi construída por São Gonçalo no século 13, no local onde havia uma ponte dos tempos romanos. Depois de desmoronar em 1763, foi reconstruída e entrou para a história de Portugal em 1803 quando foi ponto de defesa da invasão francesa. A ponte é o  caminho perfeito para se chegar ao impressionante Convento de São Gonçalo, que na verdade era uma igreja antes de 1540.

Ok, em termos de conventos, mosteiros e igrejas, tem vários que são mais impressionantes que este em Amarante (como o Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa) mas a localização e o conjunto arquitetônico com a ponte faz da localização um ponto obrigatório para se parar, tomar uma cerveja ou um refrigerante e apreciar a paisagem, esperando o tempo passar. Se estiver em um mood romântico (e for atlético também), pedalinhos são oferecidos para passeios pelo Rio Tâmega mas só para se chegar ao Rio em si, é preciso encarar uma boa escadaria. 

Uma boa dica para quem tem um pouco mais de verba é passar uma noite no excelente hotel botique Casa da Calçada, gerenciada pelo grupo Relais & Chateaux, que fica de frente para o mosteiro e a ponte e oferece quartos por preços não-proibitivos para um hotel cinco estrelas deste nível, que na verdade é uma mansão do século XVI totalmente restaurada. 

Uma curiosidade apontada pelo meu grande amigo Cristiano Silva (@cssil2000), se observar a calçada em frente ao mosteiro, irá reparar que na calçada há um desenho como se fosse a sombra do mosteiro em si, em um estilo meio art deco. Vale como curiosidade.» in http://www.vivoviajando.com.br/Blog/?i=188

(Amarante - Norte de Portugal)



(Vídeo de Amarante)



(Amarante)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover