15/06/12

Desporto Ciclismo - O português Rui Costa (Movistar) consolidou hoje a liderança da Volta à Suíça em bicicleta, com o oitavo lugar a sétima etapa, um contrarrelógio de 34,3 quilómetros, em Gossau, e só os Alpes o separam da vitória final!

Rui Costa 'espreita' vitória na Volta à Suíça


«Rui Costa 'espreita' vitória na Volta à Suíça


O ciclista português conservou a liderança na sétima etapa e está a duas tiradas da consagração em solo helvético.


O português Rui Costa (Movistar) consolidou hoje a liderança da Volta à Suíça em bicicleta, com o oitavo lugar a sétima etapa, um contrarrelógio de 34,3 quilómetros, em Gossau, e só os Alpes o separam da vitória final.


A tirada disputada em Gossau foi ganha pelo sueco Fredrik Kessiakoff (Astana), que cumpriu o percurso em 46.36 minutos, à média de 44,2 km/hora, batendo dois homens da RadioShack. O suíço Fabian Cancellara (RadioShack), vencedor da prova em 2009 e principal candidato ao triunfo no "crono", gastou mais dois segundos e o francês Maxime Monfort foi 20 segundos mais lento.


Rui Costa, que enverga a camisola amarela desde a vitória na segunda etapa, foi o mais rápido de entre os que ocupavam os 10 primeiros da geral antes da etapa, completando o exercício solitário com mais 41 segundos do que o vencedor.


"O balanço de hoje dificilmente podia ser melhor. De manhã, estive com Alejandro [Valverde] a reconhecer o percurso de carro e a última parte em bicicleta e vimos que era um contrarrelógio que podia ser bom para os dois. Não era plano, tinha altos e baixos, com mudanças de ritmo. Tentei ser regular e no final dar o máximo", afirmou o português.


A duas etapas do final, ambas com a montanha como cenário, o português reforçou o comando, dispondo agora de 50 segundos de vantagem sobre o checo Roman Kreuziger (Astana) e 54 para o holandês Robert Gesink (Rabobank), de cujos eventuais ataques vai ter de se defender.


«Agora faltam duas etapas muito duras, muito seletivas, mas tenho confiança por ver os companheiros que tenho a meu lado. Estão a fazer um trabalho extraordinário. Esperemos que o corpo responda. Adversários? Não são só os dois ou três que as pessoas possam pensar. Há outros que também estão muito perto», disse o corredor da Póvoa de Varzim, de 25 anos.


Na tarefa de defender a liderança, Rui Costa deverá ter um aliado de peso, o espanhol Alejandro Valverde, seu "chefe de fila", que está na quarta posição, a 1.04 minutos, e poderá inverter papéis com o português para dar um triunfo à Movistar.


«Para mim, o mais importante é ter ao lado alguém como Alejandro. Dá-me uma tranquilidade enorme saber que está ali. Podia estar a disputar a vitória e está disposto a ajudar-me. Isso dá uma confiança enorme e estou muito agradecido», concluiu Rui Costa.


No sábado, a oitava etapa termina com uma subida de categoria especial, para a Arosa, ponto final dos 148,2 quilómetros de percurso que se inicia em Bischofszell.» in http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2012/06/15/rui_costa_espreita_vit_ria_na_.html

Rui Costa vence etapa 2 do Tour da Suiça 2012 (Movistar)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover