19/06/12

Ciência - Uma invenção de uma investigadora espanhola, estes inovadores candeeiros que possuem dois painéis fotovoltaicos e uma turbina eólica integrados, estão atualmente a ser testados no Centro de Transferência Tecnológica da Universidade de Sevilha (OTRI)!




«Iluminação urbana Amiga do Ambiente: Candeeiros Holonic recorrem à energia solar e eólica para iluminar as ruas


Uma invenção de uma investigadora espanhola, estes inovadores candeeiros que possuem dois painéis fotovoltaicos e uma turbina eólica integrados, estão atualmente a ser testados no Centro de Transferência Tecnológica da Universidade de Sevilha (OTRI).


Encontra-se atualmente em fase de testes no Centro de Transferência Tecnologógica da Universidade de Sevilha, um novo modelo de candeeiro de rua “amigo do Ambiente”.


Trata-se do Candeeiro Holonic e é uma invenção da investigadora espanhola Maria Jesus Ávilais. Esta solução de iluminação urbana sustentável recorre à energia solar eólica para produzir luz elétrica. Com efeito, o Candeeiro Holonic possui dois painéis solares fotovoltaicos policristalinos e ainda uma turbina eólica integrados na sua estrutura.


A energia captada por estes dispositivos é utilizada para carregar uma bateria de gel de chumbo de 12 V sob o pavimento, que é utilizada para ativar as lâmpadas LED dos candeeiros quando a luminosidade ambiente atinge níveis reduzidos.


Isto permite que os candeeiros Holonic funcionem autonomamente, embora também possam ser ligados à rede pública de eletricidade.


Estes candeeiros “verdes” funcionam a temperaturas de -30 graus Célsius a 40 graus Célsius e sob ventos inferior a 140 km/h, e as lâmpadas têm uma vida útil  mínima de 50 mil horas.


Fonte: www.gizmag.com» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Iluminacao-urbana-Amiga-do-Ambiente-Candeeiros-Holonic-recorrem-a-energia-solar-e-eolica-para-iluminar-as-ruas?bl=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover