08/06/12

Amarante - A morte de uma idosa, cujas causas ainda são desconhecidas, desvendou a situação da casa que funciona como lar de idosos há cerca de um ano, no Barracão em Amarante!




«Morte revela lar de idosos ilegal

Maria Sousa, 91 anos, morreu, anteontem, num lar de idosos ilegal, na travessa do Barracão, em Amarante. A Segurança Social esteve no local, mas os seis idosos continuavam ontem a viver na habitação. Ao CM, a proprietária negou a situação de ilegalidade. 

A morte da idosa, cujas causas ainda são desconhecidas, desvendou a situação da casa que funciona como lar de idosos há cerca de um ano. "Ouvia-se falar de que o lar era ilegal, mas há quem diga que eles são bem tratados e que aquilo tem condições", disse uma vizinha. A moradia, constituída por dois pisos, terá sido alugada e é no rés-do-chão que os idosos passaram a viver.

"No passado foi uma padaria, mas como ardeu o dono restaurou o edifício e alugou à senhora que está a tomar conta dos idosos", explicou ao Correio da Manhã um morador. A proprietária negou tratar-se de um lar de idosos, afirmando que não havia nenhuma situação ilegal. "Não se trata de um lar, mas sim de uma família de acolhimento", disse apenas a responsável.

Ao que o Correio da Manhã apurou, nem todos os familiares dos idosos sabiam da situação do lar. "A filha de um senhor que está no lar apercebeu-se de que funcionava de forma ilegal quando pediu recibo e lhe foi negado. Na altura até pensou em apresentar queixa", disse a proprietária de um café.

Há uns meses, um idoso do lar terá caído e ficado ferido. Anteontem, a morte foi comunicada à Segurança Social, que esteve no local, mas não encerrou o lar.» in http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/morte-revela-lar-de-idosos-ilegal


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover