28/05/12

Religião - Penafiel, cidade há 242 anos, vai comemorar uma vez mais, nos próximos dias 5, 6 e 7 de Junho, o Corpo de Deus - Festas da Cidade e do Concelho, com um programa vasto de tradições seculares onde o cortejo do Carneirinho, a Cavalhada, os bailes tradicionais e a majestosa procissão do Corpo de Deus vão sair à rua!

«Penafiel


Penafiel, cidade há 242 anos, vai comemorar uma vez mais, nos próximos dias 5, 6 e 7 de Junho, o Corpo de Deus - Festas da Cidade e do Concelho, com um programa vasto de tradições seculares onde o cortejo do Carneirinho, a Cavalhada, os bailes tradicionais e a majestosa procissão do Corpo de Deus vão sair a rua, dando continuidade a promoção e preservação do património e tradições de uma terra com uma vasta história.


Mais informação: http://www.jornalaberto.com/Docs/FLYER.pdf


A abrir a programação de 2012, realiza-se no dia 5 de Junho, às 21h00, no Auditório do Museu Municipal, uma conferência pelo Reverendíssimo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, subordinado ao tema “ Festas do Corpus Christi”.


No dia 6 de Junho, às 10h30, o cortejo do Carneirinho, tradição única no país, que remonta ao ano de 1880, sairá do Campo de Torres Novas, vulgarmente designado por Campo da Feira, percorrendo depois as principais ruas da cidade, enchendo de cor e alegria as centenas de crianças, de várias escolas primárias do concelho de Penafiel, com o seu carneirinho, enfeitado, que por sua vez, será oferecido ao seu Professor, como sinal de gratidão e respeito.


Às 20:30h, terá lugar outra tradição única no país, a Cavalhada. 


Este desfile com origem no século XVIII, parte do Campo de Torres Novas e segue em desfile pelas avenidas da cidade até ao edifício dos Paços do Concelho. Um carro puxado por uma parelha de cavalos traz a figura da cidade, que vestida a rigor, irá apresentar cumprimentos à edilidade. 


De frente ao edifício a figura da cidade pede silêncio aos presentes para poder saudar os autarcas que se encontram na varanda principal do edifício. Lidos os versos, a figura alegórica que foi delegada pelo povo dirige-se à varanda do edifício e aí saúda o Presidente da Câmara entregando-lhe o rolo com os versos declamados anteriormente.


No decorrer da Cavalhada actuam os bailes tradicionais, que retratam profissões, cantares e danças de antigamente. O Baile dos Ferreiros, o Baile dos Pedreiros, Baile das Floreiras, Baile dos Turcos, Baile dos Pauzinhos e o Baile dos Pretos vão percorrer as ruas da cidade envergando e entoando os seus costumes. A tradição destes bailes remonta ao ano de 1864 e, ainda hoje, contínua a atrair muitos visitantes.


Às 22h30, decorrerá a inauguração do Parque Intergeracional, na Quinta das Lages, seguido do espetáculo com a atuação de “Zé Amaro”, no mesmo local, e de uma sessão de fogo-de-artifício, à 01h00.


No dia 7, Penafiel veste-se de gala para celebrar o Dia do Corpo de Deus.


Logo pela manhã, às 11h30, realizar-se-á a Missa Solene, na Igreja Matriz.


Durante a tarde a animação ficará garantida com a atuação dos bailes tradicionais (Baile dos Ferreiros, o Baile dos Pedreiros, Baile das Floreiras, Baile dos Turcos, Baile dos Pauzinhos e o Baile dos Pretos) pela cidade, desde o Campo de Torres Novas até ao edifício da Câmara Municipal de Penafiel.


Às 17h30 a cidade alegra-se para ver passar a Majestosa Procissão do Corpo de Deus. Esta procissão única no país, anterior ao ano de 1657, junta no mesmo corso duas partes distintas, o profano e o cristão. Fazem ainda parte da procissão figuras como o “ estado de S. Jorge”, o Carro Triunfal, os Bailes tradicionais, a Bicha Serpe, o Boi Bento, as 38 cruzes que representam cada uma das freguesias do concelho, o Corpo Eclesiástico, a Irmandade e a Confraria da Cidade. 


Presidida por Exª Rev. Ma o Senhor Bispo do Porto, a procissão do Corpo de Deus sai da Igreja Matriz e percorre a cidade com destino ao Santuário do Sameiro onde se procede à bênção da cidade e do concelho, finalizando com uma largada de pombos.


Para completar a programação de 2012, decorrerá às 15h00 e 22h00, no largo da Ajuda, concerto de Bandas de Música.» in http://www.jornalaberto.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2107&Itemid=8


(Corpo de Deus- Festas da Cidade de Penafiel)


(Festas do Corpo de Deus- Penafiel 2011: O Baile dos Pauzinhos-único no País)



(Corpo de Deus-Penafiel 2011- O Baile dos Pretos)


(Procissão do Corpo de Deus de Penafiel (única no País) 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover