17/05/12

Música Pop/Rock - Donna Summer morreu na manhã desta quinta-feira, vítima de cancro, com 63 anos, avança o site norte-americano TMZ!



«Donna Summer morre aos 63 anos

Donna Summer morreu na manhã desta quinta-feira, vítima de cancro, avança o site norte-americano TMZ. A cantora de 63 anos, uma das referências do disco sound, estava na Florida, EUA, na altura da morte.

De acordo com fontes próximas, Donna Summer encontrava-se a preparar um novo disco e não revelava muitos pormenores acerca do seu estado de saúde, refere ainda o site TMZ.

A cantora norte-americana, vencedora de cinco Grammy, deixa hits como "I Feel Love", "Last Dance", She Works Hard for the Money" ou "Hot Stuff". A sua colaboração com Giorgio Moroder, iniciada nos anos 1970, é frequentemente apontada como uma das mais influentes da história da música de dança.

LaDonna Adrien Gaines nasceu em Massachusetts, a 31 de dezembro de 1948. Filha de pais cristãos, começou por cantar na igreja antes de integrar bandas locais inspiradas pela soul das Supremes ou pelo psicadelismo de Janis Joplin. A experiência musical alargou-se quando a cantora deixou a sua cidade natal, Boston, para viver alguns anos na Alemanha, onde participou em musicais.

O seu primeiro single, "Sally Go 'Round the Roses" (uma cover das Jaynetts), foi editado em 1971 ainda com o seu nome de batismo, Donna Gaines, mas sem grande repercussão. O álbum de estreia, "Lady of the Night", chegaria três anos depois, já com o nome através do qual se notabilizou.

"Love to Love You Baby", single de 1975, assinalou a primeira colaboração com o produtor italiano Giorgio Moroder e gerou alguma controvérsia devido a conotações sexuais - de acordo com a BBC, a canção continha 23 imitações de orgasmos. O tema também foi marcante por ter sido o primeiro hit disco a ter uma versão mais extensa, alargando para mais de 17 minutos os cerca de três minutos da versão editada para as rádios e discotecas (maioritariamente gay).

Embora este single tenha escalado os tops norte-americanos, "I Feel Love", de 1977, ajudou a levar a música de Donna Summer para fora de portas, tendo sido número 1 no top do Reino Unido. Outra parceria com Moroder, o single abriu caminho para uma série de êxitos mas também para um períondo em que a cantora lidou com problemas de ansiedade e depressão.

Na década seguinte, depois de ser considerada por muitos a rainha do disco sound, experimentou géneros como a new wave, o rock ou o reggae. Nos anos 1990, apesar de ter editado algumas canções originais, apostou sobretudo em compilações. O primeiro (e último) álbum de inéditos em 17 anos, "Crayons", chegou aos escaparates em 2008, ainda que sem uma aclamação comparável à dos primeiros.

De acordo com o site TMZ, Donna Summer estaria a preparar o sucessor de "Crayons" enquanto lidava com um cancro, acerca do qual dava poucas informações. A cantora era casada com Bruce Sudano, vocalista dos Brooklyn Dreams, e tinha duas filhas.» in http://musica.sapo.pt/noticias/cantora-donna-summer-morre-aos-63-anos


"I Feel Love
Donna Summer

Ooh it's so good, it's so good
It's so good, it's so good
It's so good

Ooh I'm in love, I'm in love,
I'm in love, I'm in love
I'm in love

Ooh I feel love, I feel love
I feel love, I feel love
I feel love

I feel love
I feel love
I feel love

Ooh fall and free, fall and free
Fall and free, fall and free
Fall and free

Ooh you and me, you and me
You and me, you and me
You and me

Ooh I feel love, I feel love
I feel love, I feel love
I feel love

I feel love
I feel love
I feel love
I feel love"




Donna Summer - "I Feel Love"

Donna Summer - "Mr. Music"




Donna Summer - "On The Radio" - (1979)



Donna Summer - "I will survive"

Donna Summer - "Hot Stuff" - (1980 HD)

Donna Summers - "Love to love you baby"

Donna Summer - "Last Dance" - (1978 HQ)


DONNA SUMMER - "I'm So Excited"


Donna Summer - "Bad Girls" - (1979)


Donna Summer - "This Time I Know It's For Real"


DONNA SUMMER & SEAL - (HitMan RETURNS David Foster & Friends)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover