15/05/12

Cinema - Após o enorme êxito de «O Concerto», o franco-romeno Radu Mihaileanu conseguiu um sucesso ainda mais improvável com «A Fonte das Mulheres», que já estreou em Portugal!



«Os efeitos da greve de sexo, segundo Radu Mihaileanu


Após o enorme êxito de «O Concerto», o franco-romeno Radu Mihaileanu conseguiu um sucesso ainda mais improvável com «A Fonte das Mulheres», que já estreou em Portugal. O SAPO esteve à conversa com o cineasta.


O cinema francês continua de vento em popa, com o ano de 2011 a ter sido alvo de três fenómenos singulares e inesperados de bilheteira no hexágono, três fitas a que, devido aos seus próprios temas, ninguém augurava qualquer tipo de êxito de público: «O Artista», «Amigos Improváveis» e «A Fonte das Mulheres», este último agora em exibição em Portugal.


Totalmente falado em árabe, que alguns dos atores aprenderam para poder fazer o filme, «A Fonte das Mulheres» decorre numa pequena aldeia muito pobre algures entre o Norte de África e o Médio Oriente, em que as mulheres sofrem os maiores riscos físicos para irem buscar água a uma fonte longínqua, muitas delas abortando devido às quedas provocadas pelo caminho pedregoso. A solução, numa aldeia onde até já há telemóveis, passa pelo desafio mais radical de todos: fazer greve de sexo até os homens, que praticamente não trabalham, arranjarem uma forma alternativa de fazer chegar água àquele local.


Radu Mihaileanu, um cineasta romeno que tem feito a sua carreira em França, foi aqui buscar inspiração a uma historia antiga passada na Turquia, e serviu-se dela para reflectir nos extremismos de várias cores e origens, nas múltiplas leituras do Corão, na importância da educação e na própria condição feminina. Contra todas as probabilidades, conseguiu mais um impotante sucesso de bilheteira, numa carreira que tem sido dominada por eles, nomeadamente «Vai e Vive» e «O Concerto».


Luís Salvado - 14-05-2012 18:00» in http://cinema.sapo.pt/magazine/entrevista/a-fonte-das-mulheres



(O Realizador de Cinema franco-romeno, Radu Mihaileanu, continua em grande)




(A Fonte das Mulheres (La Source des Femmes 2011) - Trailer Legendado)




(euronews cinema : " La Source des femmes")

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover