08/05/12

Animais - O trabalho de investigação publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revela que os cavalos foram domesticados originalmente na zona ocidental da estepe eurasiática, em território que pertence atualmente à Ucrânia e Cazaquistão!




«Novo estudo data domesticação do cavalo em 6000 anos


O trabalho de investigação publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revela que os cavalos foram domesticados originalmente na zona ocidental da estepe eurasiática, em território que pertence atualmente à Ucrânia e Cazaquistão.


Uma equipa internacional de cientistas publica hoje na revista Proceedings of the National Academy of Sciences um novo estudo genético que procura datar e localizar a origem da domesticação do cavalo.


Os investigadores recorreram, para tal, a uma abordagem distinta da que tem sido principalmente usada até à data e que se tem baseado no estudo do ADN mitocondrial.


Considerando que a abordagem tradicional é limitada, pelo facto do ADN mitocondrial apresentar uma grande diversidade que não permite a definição de raças ou locais de origem porque cada raça tem todas as linhagens mitocondriais representadas, Vera Warmuth e os colegas focaram-se no ADN nuclear e especificamente em sequências que apresentam variações consideráveis entre populações.


No total, foram 300 cavalos de 12 zonas diferentes da vasta estepe eurasiática – que estudos anteriores identificaram como área de origem e domesticação do cavalo -  que permitiram reconstruir a diversidade genética do ancestral selvagem do cavalo doméstico – Equus ferus – e caracterizar a diversidade genética dos cavalos atuais.


O passo seguinte foi, recorrendo à modelação computacional, elaborar modelos sobre a expansão das populações originais de cavalos domésticos, considerando diferentes hipóteses sobre o local onde a domesticação terá ocorrido, e determinar qual teria maior probabilidade de gerar o cenário de diversidade genética atual.


Os resultados revelam que a hipótese mais provável é de que o precursor do cavalo doméstico surgiu na parte oriental da Eurásia há 160 mil anos e que a domesticação ocorreu na parte ocidental, numa zona que é atualmente território da Ucrânia e Cazaquistão, há cerca de 6000 anos.


Por outro lado, os resultados sugerem que, à medida que as populações domésticas se foram expandindo a partir da área ocidental da estepe eurasiática, foram várias vezes incorporadas fêmeas selvagens locais, o que explica o complexo padrão de diversidade de ADN mitocondrial (que é herdado apenas via materna).


Deste modo os autores do artigo agora publicado concluem que o cenário de origem e domesticação do cavalo traçado pela equipa é consistente com os resultados da análise de ADN mitocondrial, sendo também compatível com os resultados de estudos do cromossoma Y e as evidências arqueológicas.» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Novo-estudo-data-domesticacao-do-cavalo-em-6000-anos?bl=1



(Os belos e selvagens cavalos-selvagens. Os majestosos Mustangs!) 





(Horses in Danube Delta)




(Cavalos Selvagens)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover