10/05/12

Amarante Turismo - Considerando o Turismo "absolutamente prioritário para o país", no contexto atual, Melchior Moreira, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) disse que Amarante "acrescenta valor à região do Porto e norte, dado os recursos estratégicos de que está dotada"!




«Amarante acrescenta valor ao Turismo do Porto e Norte de Portugal


Considerando o Turismo "absolutamente prioritário para o país", no contexto atual, Melchior Moreira, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) disse que Amarante "acrescenta valor à região do Porto e norte, dado os recursos estratégicos de que está dotada". E salientou, a propósito, o Touring Cultural & Paisagístico e dos Patrimónios, o Turismo de Natureza, a Gastronomia, o Turismo Religioso e o Golfe.


Melchior Moreira falava na Conferência “Contributo do Turismo para a economia de Amarante e da região”, que teve lugar em Amarante, a 5 de maio, e que levou ao auditório Casa das Artes (Centro Cultural de Amarante) mais de centena e meia de pessoas, entre operadores turísticos, empresários do setor, hoteleiros, donos de pequenos negócios associados à área, proprietários de casas de turismo rural e de habitação.


O evento teve início com uma intervenção de Armindo Abreu, presidente da Câmara, que se congratulou pela adesão à iniciativa e enquadrou o tema, salientando a importância que, em face da crise das indústrias tradicionais, o Turismo pode assumir para o Município e para a região.


Esta ideia foi, de resto, secundada por Melchior Moreira que, citando dados da Organização Mundial do Turismo, afirmou que o setor “continuará a ser um dos mais importantes da economia mundial e a Europa a ser o principal emissor e recetor”. E esclareceu: “Os segmentos mais relevantes, nomeadamente, com uma repercussão muito positiva em termos da oferta e da procura nacional, aqui com especial impacto para o destino Porto e Norte, são o Ecoturismo, o Turismo Temático, os Cruzeiros, o Turismo de Aventura e o Turismo Cultural”.


Por isso, enfatizou aquele responsável, “na sua aposta no Turismo (…) para potenciar a diversificação do tecido económico local”, Amarante deve dar especial atenção ao “Turismo Cultural, talvez o segmento com maior potencial de crescimento e afirmação neste território, nomeadamente associando-o à gastronomia e aos vinhos”.


E ilustrando a importância da aposta no Turismo Cultural referiu ser de 44 milhões o número de viagens motivadas pelo Turismo Cultural na Europa, com crescimento a um ritmo de 5 a 7 % ao ano, “envolvendo pessoas com um nível cultural acima da média, com uma alta exigência, um nível de formação média/superior, com uma interessante capacidade de poder de compra, utilizador das novas tecnologias de informação e comunicação, viajando em família e procurando experiências sobretudo diferenciadoras”.




A Rota do Românico como “produto âncora”


A juntar à oferta já existente na área do turismo cultural e religioso, Amarante integra desde março de 2010 (com 10 exemplares, num total de 58) a Rota do Românico, agora designada do Tâmega e do Sousa, vista como um “produto âncora” para o desenvolvimento turístico e suscetível de acrescentar valor económico na região.


Deste “produto” falou a sua diretora, Rosário Machado, valorizando o seu alargamento aos municípios do Baixo Tâmega (Amarante, Baião, Celorico de Basto e Marco de Canaveses) e do Douro Sul (Cinfães e Resende) e afirmando poder ser a Rota, para além da valorização do património que lhe está intrínseca, um fator de dinamização ao nível do empreendedorismo e da empregabilidade em áreas como o artesanato, hotelaria, restauração ou eventos.


“A Rota do Românico, disse, é um importante instrumento de captação de visitantes e turistas, sendo já, neste momento, responsável pelo aumento de 70 por cento de turistas na região”. Para este facto, enfatizou Rosário Machado, contribuem as ligações internacionais já estabelecidas, designadamente com a Transromânica e com a Rede Europeia de Destinos Culturais.» in http://www.cm-amarante.pt/index.php?info=YTozOntzOjQ6Im1lbnUiO3M6MzoiY2FtIjtzOjU6ImFjY2FvIjtzOjEyOiJub3RpY2lhc19sZXIiO3M6MjoiaWQiO3M6MzoiOTczIjt9



(Amarante 2007)

(Casa da Levada - Turismo Rural Minho Porto Amarante Guest Houses)




(Amarante)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover