27/04/12

Política de Saúde - As grávidas de Bragança voltaram a ter de se deslocar quase duzentos quilómetros para fazer um dos mais importantes exames pré-natais, a ecografia morfológica, devido à falta de um profissional com a habilitação necessária!




«Grávidas fazem 200 Km para ecografia morfológica


As grávidas de Bragança voltaram a ter de se deslocar quase duzentos quilómetros para fazer um dos mais importantes exames pré-natais, a ecografia morfológica, devido à falta de um profissional com a habilitação necessária.


Responsáveis dos serviços de saúde confirmaram à Lusa que há já "alguns meses" que não pode ser feita em Bragança a ecografia do segundo trimestre, que é realizada entre as 18 e as 22 semanas de gravidez e permite detetar anomalias no feto.


As grávidas que queiram fazê-la pelo Serviço Nacional de Saúde têm agora de se deslocar quase 200 quilómetros até Amarante para realizar o exame, que só desde agosto de 2007 é que começou a ser feito em Bragança.


O presidente do concelho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, António Marçôa, disse hoje à Lusa que o especialista que assegurava este serviço, deslocando-se periodicamente a Bragança, deixou de o fazer.


Como na região não existe um ecografista com habilitação para realizar o exame, a ULS decidiu contratualizar o serviço a uma clínica privada, a Clipóvoa, de Amarante.
O presidente d ULS garantiu que "a medida é temporária até se conseguir encontrar um médico que assegure o serviço" em Bragança.» in http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2444838
-----------------------------------------------------------------------------------
Já não sei o que dizer mais deste País... fecham hospitais, escolas, tribunais e quem perde sempre: o interior de Portugal! Um interior que já abastece de combustível em Espanha e que já lá compra muito mais coisas; até quando quererão continuar a ser Portugueses, estes Portugueses tratados como Cidadãos de segunda categoria... não estaremos próximos de uma desagregação da Nação Portuguesa... ah e acaba-se também com o feriado da Restauração da Nacionalidade, péssimo sinal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover