16/04/12

Linha do Douro - Foi conhecida hoje, a proposta da CP, para a linha do Douro, no troço Marco-Caíde e vice-versa e Marcoenses prometem luta!




«Linha do Douro: CP pretende eliminar 15 ligações entre Marco e Caíde


Foi conhecida hoje, ao início da noite, a proposta da CP, para a linha do Douro, no troço Marco-Caíde e vice-versa. A Comissão de Utentes da linha juntamente com a Câmara Municipal de Marco de Canaveses e várias juntas marcoenses e do concelho vizinho de Amarante apresentaram a proposta da CP, resultado da última reunião, realizada na passada sexta-feira, dia 13.


Cerca de uma centena e meia de pessoas participaram na reunião, a qual teve lugar no auditório municipal. De acordo com António José Pereira, da Comissão de Utentes da Linha do Douro, “o que nos foi transmitido da CP era o que estávamos à espera. Cortar os comboios entre Marco e Caíde e reduzir os preços dos bilhetes”. A Comissão, bem como a autarquia marcoense, não aceitaram a proposta e prometem “luta”.


Os argumentos da CP passam pela “despesa de 760 mil euros anuais, para uma receita de apenas 40 mil euros”, no troço em questão. Manuel Cardoso, também da Comissão de Utentes, alertou para o facto de a CP “nos querer tirar todos os comboios”. “Temos diariamente 41 ligações entre Marco e Caíde e vice-versa, com o corte ficaremos com 26 comboios”, disse, informando que a CP pretende que o horário do primeiro comboio a sair do Marco em direção ao Porto “seja às 06:09, chegando ao Porto por volta das 07:30 horas. E as pessoas que entram ao trabalho às seis da manhã ou sete?”, questionou.


Em contrapartida, a CP propôs “a circulação dos utentes em comboios inter-regionais, pelo valor dos regionais”, isto apenas aplicado ao troço Caíde-Marco e vice-versa.


A Comissão manifestou o seu dessagrando e promete não baixar os braços. Promessa que conta com o apoio de Manuel Moreira, presidente da Câmara do Marco que reiterou o apoio à população. “Estarei convosco até onde for necessário, porque a linha do Douro é importante para a região. Vamos continuar a lutar pela eletrificação e pela não redução dos comboios”, disse o autarca.


Durante a reunião foram ouvidas opiniões diversas e divulgadas formas de luta. No final um ponto ficou vincado: “mais que a eletrificação, o ponto de luta principal vai ser a não redução do número de comboios”, concordaram vários elementos ali presentes, apelando à participação de todas as Juntas de Freguesia do concelho. “Afinal somos todos marcoenses ou não?”, disseram.


O próximo passo está marcado para domingo, dia 22 de abril, pelas 18:00 horas, junto à estação de Rio de Galinhas. A Comissão de Utentes da Linha do Douro pretende juntar o maior número de pessoas possível, para uma concentração de apoio à continuidade das ligações Marco-Caíde e vice-versa.


Autor: Sandra Teixeira» in http://www.averdade.com/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI1MjM3IjtzOjk6ImlkX3NlY2NhbyI7czoxOiIyIjt9

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover