11/04/12

Catástrofes Naturais - Um sismo de 8.7 na escala de Richter foi registado esta manhã na Indonésia, de acordo com o Instituto Geofísico do país e vários alertas de tsunami estão a ser emitidos em vários países da região!

Alerta de tsunami após sismo de 8.7 na escala de Richter (SAPO)


«Alerta de tsunami na Indonésia após sismo de 8.7 na escala de Richter


Um sismo de 8.7 na escala de Richter foi registado esta manhã na Indonésia, de acordo com o Instituto Geofísico do país. Alertas de tsunami estão a ser emitidos em vários países da região.


Segundo o Instituto Geofísico do país, o terramoto ocorreu no mar, a uma profundidade de 33 quilómetros, a 495 quilómetros de distância de Banda Aceh, na ilha de Sumatra, Indonésia, uma das zonas mais devastadas pelo tsunami de 2004.


O sismo foi sentido ainda em Singapura, Tailândia e sul da Índia.


O abalo ocorreu às 8h38 (hora local) e, segundo um jornalista a AFP situado em Banda Aceh, o tremor foi sentido durante 5 minutos.


Foi emitido alerta de tsunami. 28 países estão em alerta, adianta a TVI 24.


As autoridades tailandesas ordenaram a evacuação da costa do mar de Andaman. "As pessoas que vivem na costa de Andaman devem se deslocar a pontos elevados e permanecer o mais longe possível do mar", indicou o Centro Nacional de Gestão de Catástrofes da Tailândia.


A Índia lançou um alerta de tsunami para as ilhas Andaman e Nicobar. O centro nacional indiano sobre a informação oceânica lançou um alerta vermelho para estas duas ilhas, enquanto as costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância.


No Sri Lanka também foi lançado alerta de tsunami válido para toda a ilha.


Em dezembro de 2004, um sismo de magnitude 9.1 despoletou um tsunami no oceano índico que matou 230 mil pessoas, cerca 170 mil só em Aceh.


Na Indonésia, em Jacarta, encontra-se o primeiro ministro britânico. Esta visita oficial de David Cameron deverá durar dois dias e tem como objetivo reforçar as relações bilaterais entre os dois países no que concerne a educação, comércio e investimento. Para já desconhece-se de que forma esta zona foi afetada.» in http://noticias.sapo.pt/internacional/artigo/sismo-de-8-9-abala-indonesia_3284.html



(Tsunami de Indonesia)

(A memorial for 9/11,Katrina,Indonesia Tsunami and others)

(Tsunamui real video)

(Tsunami Christmas 2004)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover