19/04/12

Caso Rui Pedro - Pais da criança desaparecida há 14 anos consideram que absolvição de Afonso Dias baseou-se em provas inconstitucionais: o depoimento da primeira equipa da PJ que investigou o caso!

Família de Rui Pedro pede anulação do julgamento (Expresso)


«Família de Rui Pedro pede anulação do julgamento


Pais da criança desaparecida há 14 anos consideram que absolvição de Afonso Dias baseou-se em provas inconstitucionais: o depoimento da primeira equipa da PJ que investigou o caso.


O recurso foi entregue esta semana no Tribunal da Relação do Porto e Ricardo Sá Fernandes, advogado da família de Rui Pedro, argumenta que a absolvição de Afonso Dias, único arguido, baseia-se no depoimento dos três inspetores da PJ que começaram por investigar o desaparecimento de menor e que relataram em tribunal conversas informais que não estão no processo.


Estas conversas descredibilizaram decisivamente o depoimento de Alcina Dias, a prostituta que garantiu em tribunal ter estado com Rui Pedro no dia 4 de março de 1998, data em que o menor foi visto com vida pela última vez.


O tribunal deu como provado que Rui Pedro entrou para o carro de Afonso Dias, mas ficou com dúvidas de que o acusado tenha levado a criança até ao local onde se encontrava Alcina Dias. Na dúvida absolveu Afonso Dias, que estava acusado de levar a criança de 11 anos para um encontro sexual com a prostituta, e não de qualquer responsabilidade no desaparecimento do rapaz.


Inspetores acusados de mentirem


No recurso, Ricardo Sá Fernandes acusa os inspetores da PJ de mentirem em tribunal e defende que a repetição do julgamento é inevitável.


O Ministério Público também recorreu da absolvição de Afonso Dias e a procuradora Elina Cardoso sustenta que os factos provados em tribunal são suficientes para condenar Afonso Dias pelo crime de rapto agravado.


Rui Pedro Mendonça desapareceu no dia 4 de março de 1998. Afonso Dias, que era amigo do rapaz, foi acusado 13 anos depois de o ter raptado para um encontro com uma prostituta, mas o tribunal da Lousada absolveu-o.


O suspeito manteve-se sempre em silêncio em tribunal, mas depois da absolvição deu uma entrevista à RTP para garantir que não teve nada a ver com o desaparecimento do miúdo. "Eu gostava dele como um irmãozinho", disse então.» in http://expresso.sapo.pt/familia-de-rui-pedro-pede-anulacao-do-julgamento=f720243#ixzz1sWUdmgi9




(Caso Rui Pedro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover