11/04/12

Amarante - O vereador da Educação da Câmara Municipal de Amarante, Abel Coelho, visitou as obras do Centro Escolar de Madalena-Lufrei, situado no limite das duas freguesias!




«Amarante: Obras do Centro Escolar de Madalena-Lufrei seguem a bom ritmo


O vereador da Educação da Câmara Municipal de Amarante, Abel Coelho, visitou as obras do Centro Escolar de Madalena-Lufrei, situado no limite das duas freguesias.


“Pelo que pude constatar, os trabalhos estão a desenvolver-se num ritmo muito bom e o calendário de execução está a ser cumprido. Isto garante-nos que em setembro deste ano vamos ter uma escola com novas condições”, afirmou Abel Coelho.


A acompanhar a visita às obras esteve o presidente da junta da Madalena, Joaquim Pinheiro, e de Lufrei, António Alexandrino Magalhães.


Com uma área bruta de 2.250 metros quadrados, o edifício vai desenvolver-se em dois pisos com onze salas de aula para os alunos do 1º ciclo e do ensino pré-escolar.


“As salas são muito amplas, os espaços são excelentes e a localização é espetacular. O arquiteto trabalhou muito bem o projeto num terreno que era difícil. Toda a incidência de luz e calor foi aproveitada para que as crianças tenham um espaço bem organizado”, considerou o vereador.


A conclusão das obras está prevista para o início de setembro, altura em que as crianças podem começar o novo ano letivo com mais condições, beneficiando de um equipamento moderno e funcional.


“A construção dos vários centros escolares no concelho vai possibilitar que o conjunto de equipamentos funcionem em rede e sirvam toda a população de Amarante e até de concelhos vizinhos”, explicou o vereador.


Joaquim Pinheiro, presidente da junta da Madalena, mostrou-se satisfeito com o andamento das obras, considerando que o centro escolar reúne todas as condições exigidas para as novas escolas e para as novas necessidades.


“Não tenho dúvidas que vai ficar um centro escolar de excelente qualidade, com todas as condições necessárias para se colocar lado a lado com outras instituições públicas ou privadas”, considerou.


O autarca ficou impressionado com o espaço dedicado à biblioteca, considerando que este será o grande centro da educação, que reúne vários suportes de conhecimento. “Sinto-me extremamente satisfeito por ver a escola pública a ficar tão bem equipada”, salientou Joaquim Pinheiro.


O Centro Escolar de Madalena-Lufrei está a ser implantado, na partilha das duas freguesias, sendo o valor da empreitada superior a um milhão e meio de euros.


Refira-se que já foi aprovado em conselho geral do Agrupamento de Escolas de Amarante que o centro escolar Madalena/Lufrei passará a ser denominado Centro Escolar Ilídio Sardoeira.


Para o presidente de junta da Madalena, o nome não poderia ter sido melhor escolhido.


“Por um lado é extremamente importante que se acabe com a ideia de que o centro escolar é de uma determinada freguesia. Por outro lado, Ilídio Sardoeira foi um grande pedagogo, um político importante no último século e pertence a esta zona que o centro escolar vai servir”, explicou Joaquim Pinheiro.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI1MjEyIjt9

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover