13/03/12

Meteorologia - O inverno deste ano foi o mais seco desde 1931, devido à quase ausência de chuva em Portugal Continental, e o terceiro com temperaturas mínimas mais baixas, informou hoje o Instituto de Meteorologia (IM)




«Inverno deste ano foi o mais seco e o terceiro mais frio desde 1931


O inverno deste ano foi o mais seco desde 1931, devido à quase ausência de chuva em Portugal Continental, e o terceiro com temperaturas mínimas mais baixas, informou hoje o Instituto de Meteorologia (IM).


Entre meados de dezembro e finais de fevereiro, caíram em média no Continente 64 milímetros de chuva, "o que corresponde a cerca de 18 por cento da precipitação normal (1971-2000)".


Valores que, de acordo com uma nota do IM, levam a classificar o inverno climatológico 2011-2012 como o mais seco desde 1931.


Segundo o instituto, o inverno deste ano foi também muito frio, tendo sido "o terceiro com mais baixos valores de temperatura mínima desde que se iniciaram os registos continuados no Continente", em 1931.


Em dezembro, janeiro e fevereiro, verificaram-se vários dias com temperatura mínima inferior a 0ºC em muitas regiões, inclusivamente com "registo de valores mínimos absolutos em fevereiro", com uma onda de frio prolongada também neste mês.


O IM explica que a quase ausência de chuva deveu-se à "persistência excecional de um anticiclone de bloqueio na região atlântica entre o Continente e os Açores que se estendeu em direção à Europa Central", desde meados de dezembro até final de fevereiro.


Por causa da fraca precipitação, o território continental entrou em dezembro em seca meteorológica, que se tem vindo a agravar.


Em fevereiro, a totalidade da superfície de Portugal Continental estava em situação de seca, 68 por cento em severa e 32 por cento em extrema, os níveis mais elevados de severidade.


Diário Digital com Lusa» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=562888




(Distrito de Vila Real, incêndios florestais de inverno em grande número)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover