19/03/12

História - O Expresso recriou a maior detenção jamais realizada durante o Estado Novo, aconteceu numa madrugada de maio em plena crise académica de 1961, faz agora 50 anos!




«A noite em que a polícia prendeu 1500 estudantes


O Expresso recriou a maior detenção jamais realizada durante o Estado Novo. Aconteceu numa madrugada de maio em plena crise académica de 1961. Faz agora 50 anos.


Greves às aulas, aos exames e até de fome. Plenários e manifestações. Polícia política e de choque. Confrontos e mais de mil detenções numa única noite. A maior de todo o Estado novo. Faz agora 50 anos que a Academia de Lisboa viveu um dos momentos mais conturbados da sua história.


Numa iniciativa inédita, o Expresso reuniu alguns dos principais protagonistas e recriou os passos que se seguiram a um dos episódios mais dramáticos da crise académica de 1962: a detenção de 1500 estudantes na madrugada de 11 de maio. Da cantina da cidade universitária à prisão de Caxias, passando pela reitoria e pelo Governo Civil de Lisboa. Estas são as estórias que fazem a história desse maduro maio de há 50 anos.


Amanhã, no segundo de uma série de cinco vídeos que publicaremos ao longo desta semana, Isabel do Carmo recorda o plenário em que propôs atirar flores aos polícias...


AGRADECIMENTO


O Expresso agradece a colaboração da Carris, Reitoria e Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, Estádio Universitário de Lisboa, Associação Académica de Lisboa, Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública e Direção-Geral dos Serviços Prisionais, bem como à comissão para as Comemorações do Cinquentenário da crise académica de 1962. Sem o seu apoio não teria sido possível reviver estes momentos. Agradecemos ainda a todos aqueles que estiveram presentes, partilhando as suas memórias.» in http://expresso.sapo.pt/a-noite-em-que-a-policia-prendeu-1500-estudantes=f712832


(Dia do Estudante 24 de Março)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover