13/03/12

Espaço - Vénus e Júpiter entram em alinhamento perfeito a partir das 18h50 desta terça-feira e, por serem os dois planetas mais brilhantes do sistema solar, serão visíveis a poente!



«Alinhamento de Vénus e Júpiter visível a olho nu

Conjunção dos dois planetas acontece ao início da noite. Ambos serão visíveis a poente. Fenómeno é raro e foi observado pela última vez em Maio de 2000.

Parecem duas estrelas mais brilhantes do que todas as outras mas, na verdade, são planetas. Vénus e Júpiter entram em alinhamento perfeito a partir das 18h50 desta terça-feira e, por serem os dois planetas mais brilhantes do sistema solar, serão visíveis a poente.

"Quem não sabe, pode pensar que são apenas duas estrelas mas, habitualmente os astros mais brilhantes no céu são planetas", esclarece José Augusto Matos, do departamento de física da Universidade de Aveiro que acrescenta que "este fenómeno é observável há vários, mas atinge o seu auge precisamente esta terça-feira".

O fenómeno é raro e não tem periodicidade regular. Os registos de astronomia indicam que a última vez foi em Maio de 2000.

Como não se sabe quando volta a acontecer, José Augusto Matos sugere aos curiosos que aproveitem a oportunidade esta terça-feira, porque "é um fenómeno bonito e, como temos tido bom tempo e noites de céu limpo, vale a pena observar".

Este alinhamento é apenas aparente. Vistos da Terra, ambos os planetas distarão apenas 3 graus, mas na verdade Vénus é o mais próximo de nós. Júpiter está a centenas de milhões de quilómetros daqui.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=31&did=54260


(Alinhamento de planetas Vénus Júpiter e Lua)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover